Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Fratura na Cabeça do Radio

As articulações, ou juntas, são os encontros de dois ou mais ossos possibilitando a movimentação do nosso corpo. 

Entenda a Fratura na Cabeça do Radio


Possuímos diversos tipos de articulação classificadas pelo seu grau de mobilidade, formação ligamentar, cartilagem articular, etc. O cotovelo é classificado com uma junta do tipo diartrose, ou seja, uma articulação completa com ligamentos, mobilidade ampla, líquido sinovial e revestimento articular de cartilagem.

 

A articulação do cotovelo é formada pelo úmero (osso do braço que vai do ombro até o cotovelo), rádio (osso do antebraço, na linha do polegar) e ulna (osso do antebraço alinhado com o dedo mínimo/quinto dedo e que vai até a ponta mais rígida do cotovelo – olécrano – onde nos apoiamos).

 

Mecanismo

Quando nos protegemos de uma queda apoiando a mão no solo, podemos sofrer uma fratura da cabeça do rádio na região do cotovelo porque o peso do corpo acaba passando todo por esta região.

 

Esta fratura pode comprometer a capacidade de dobrar/esticar o cotovelo e, principalmente, a capacidade de girar o antebraço e a mão para baixo – como na posição de escrever (pronação) – e para cima – como na posição de levar algo à boca (supinação).

 

Chamamos de cabeça do rádio à estrutura localizada na parte do cotovelo que se articula com a ulna e com o úmero possibilitando a prono-supinação do antebraço (giro de mão para baixo e para cima) e o apoio da mão com o cotovelo esticado.

Um diagrama mostrando os ossos do braço e da mão

Diagnóstico da Fratura do Rádio


O primeiro exame a ser feito é uma radiografia, no entanto ela nem sempre mostra com clareza a fratura e pode passar despercebida em alguns casos. Quando a dor e impotência funcional do cotovelo permanecem, devemos realizar investigações adicionais e buscar alguém com maior experiência neste tipo de caso para realizar um diagnóstico mais preciso.

 

Na maioria das vezes a fratura da cabeça do rádio ocorre de maneira isolada, ou seja, sem outras lesões associadas. Portanto, não é frequente que observemos fraturas em outros ossos, lesões de ligamentos, nervos e vasos sanguíneos nestes casos.

 

O tratamento depende de uma série de fatores dentre os principais, destacamos o tamanho, a quantidade e do afastamento entre os fragmentos ósseos (personalidade da fratura); a idade e funcionalidade da pessoa e a limitação de movimentos que a fratura causou.

 

A fratura da cabeça do rádio pode ser tratada sem imobilizações em algumas pessoas, mantendo tipoia e alguns cuidados adicionais desde que seja observada adequadamente a personalidade da fratura.

Uma radiografia de um cotovelo com um círculo vermelho ao redor

Complicações da Fratura da Cabeça do Rádio


Uma das complicações mais temidas para este tipo de lesão é a rigidez do cotovelo. Isto ocorre devido à cicatrização inadequada com formação de fibrose dentro da articulação ou pelo mal posicionamento dos fragmentos.



Sem dúvida, o melhor tratamento para a rigidez do cotovelo é a prevenção.


No entanto, mesmo após estabelecida existe tratamento e cada caso tem indicações precisas para procedimentos, infiltrações, manipulações, artroscopia, liberações, órteses, etc.

 

Por isso, se ao sofrer uma queda você sentir um desconforto ou a impossibilidade de mexer seu braço de alguma forma, procure um especialista o quanto antes. Pois, a espera da procura de um profissional também pode atrapalhar seu tratamento.


Share by: