Este tipo especial de tendinite ocorre por deposição de cálcio no meio do tendão. Esse depósito pode causar inflamação com dor e perda de força em algumas situações.
O que desencadeia o processo ainda é mistério na medicina atual. Não se pôde comprovar relação com atividades físicas específicas, traumas, acidentes ou doenças sistêmicas até o momento.
Mulheres são mais afetadas que homens, a idade em que ocorre vai dos 30 aos 60 anos, sendo raro após os 70 e o ombro direito corresponde à maioria dos casos, podendo afetar os dois ombros em 25 % dos casos.
Curiosamente, apenas metade das pessoas com depósitos de cálcio no interior dos tendões apresenta sintomas e o tendão mais frequentemente acometido é o supraespinhal.
Assim como outras patologias do ombro, a Tendinite calcária se desenvolve em fases que podem durar desde meses até vários anos:
No início da doença, pode haver pouca ou até nenhuma dor e é quando se inicia a deposição de cálcio no interior do tendão – primeira fase.
Após alguns meses e sem fator desencadeante necessário, pode se iniciar a reabsorção do depósito de cálcio, momento em que se iniciam as dores – segunda fase. O processo de reabsorção desencadeia uma série de reações inflamatórias que simulam um tendão com lesão. Ou seja, neste momento pode ocorrer dor intensa (comumente à noite) e falta de força.
A terceira e última fase envolve a regeneração do tendão já sem o depósito de cálcio que foi absorvido.
Exames de imagem são bastante úteis nesta patologia. Biópsias ou outros procedimentos com análise direta do depósito não se fazem necessárias, geralmente. Radiografias podem mostrar lesões maiores. Ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética podem evidenciar lesões menores.
Tratamento da Tendinite Calcária
O tratamento envolve o controle da dor e manutenção da amplitude de movimentação e força do ombro sem indicação de cirurgias na maioria dos casos.
Nenhum tipo de medicação altera o curso natural da doença. Utilizam-se analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor.
Eventualmente, pode ser utilizado corticoide (injetado diretamente no ombro) para melhorar a atividade anti-inflamatória.
Algumas modalidades de tratamento mecânicas como as ondas de choque e a barbotagem podem aliviar sintomas ou acelerar a reabsorção do depósito de cálcio em casos selecionados.
As ondas de choque é uma terapia mecânica semelhante à utilizada para o tratamento de nefrolitíase (pedras nos rins) que visa quebrar mecanicamente os depósitos de cálcio e favorecer sua reabsorção.
Já a barbotagem envolve o uso de agulha aplicada diretamente no depósito de cálcio guiada por ultrassonografia.
A fisioterapia tem uso na melhoria da dor e na manutenção do movimento e alongamento dos tendões do ombro.
Nos raros casos em que a fisioterapia, as ondas de choque e as medicações não têm resultados satisfatórios pode ser indicada uma artroscopia (cirurgia minimamente invasiva por vídeo) para retirar o depósito de cálcio e realizar o reparo do tendão lesado.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.