Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Como aliviar a dor no ombro sem fazer a cirurgia de colocação de prótese?

16 de dezembro de 2021
Falar Via WhatsApp

Você recebeu a indicação de colocação de prótese, mas gostaria de saber como aliviar a dor no ombro sem fazer a cirurgia?


Existem alguns tratamentos que podem auxiliar e nesse texto falamos sobre o assunto.


Quando o paciente recebe a indicação de colocação de prótese no ombro ou em outras articulações, pode não se sentir preparado para a cirurgia. Então, poderemos estudar formas de tratar a dor sem cirurgia, com foco na qualidade de vida.


Existem diversos tratamentos que auxiliam no controle da dor e na melhora das funções da articulação.


Como aliviar a dor no ombro sem cirurgia? 


De maneira geral, a indicação de prótese de articulação do joelho, ombro ou quadril ocorre por um desgaste articular acentuado que leva a alterações funcionais (limitação da amplitude de movimento, diminuição da força e dor, principalmente).


Boa parte destas alterações é de causa mecânica e pode ser resolvida quando mudamos a relação anatômica da articulação, ou seja com cirurgias. No entanto, existe parte destas alterações que pode ser trabalhada de outra forma. 


Atualmente, pensamos em qualidade de vida em primeiro lugar dentre os objetivos dos tratamentos de dor. Então, uma articulação dolorosa pode ser tratada com medicações via oral que diminuem o limiar de dor, fazem com que os nervos sejam menos estimuláveis e, por isso, transmitam menos estímulos dolorosos.


Outro modo de diminuir a ação do nervo é com medicações de efeito local aplicadas diretamente na proximidade dos nervos - chamamos isso de bloqueio neural ou modulação neural.


Bloqueio neural


A dor é um processo complexo que envolve a recepção de um estímulo, a modulação dele, a transmissão dele até o cérebro e sua interpretação.


Quando temos uma articulação dolorosa, isto significa que os nervos que dão sensibilidade àquela articulação estão transmitindo estímulos de dor à medula espinhal e ao cérebro.


Um modo de diminuir as dores articulares é atuando nos nervos da articulação. Então, poderemos realizar um bloqueio neural ou uma modulação neural, um tratamento não invasivo que pode ser realizado em consultório, geralmente, guiado por ultrassom.


Neste procedimento, fazemos uma infiltração com anestésico em alvos específicos para que o nervo da articulação transmita menos estímulo doloroso e, então, o paciente tenha menos dor.


Este é um procedimento bastante seguro e seus resultados podem ser duradouros a depender da técnica utilizada. 

Além disso, após a diminuição da inflamação e da dor, o paciente poderá fazer uma reabilitação motora para auxiliar a recuperação da função da articulação.


Infiltração articular


A infiltração consiste na aplicação de substâncias diretamente na articulação com intuito de controlar a inflamação e a dor local.


Podemos realizar estas injeções com algumas substâncias, sendo o ácido hialurônico uma das mais utilizadas.


Executamos a infiltração no consultório médico ou no centro cirúrgico para pacientes com fobia de agulha, por exemplo. Dessa forma, podemos fazer a sedação garantindo completo relaxamento do paciente.


O ácido hialurônico é uma substância que proporciona uma série de benefícios, por exemplo:


  • Redução da produção de citocinas inflamatórias;
  • Bloqueio dos oxidantes, o que lhe confere um papel de antioxidante natural;
  • Estímulo das células do próprio corpo a produzirem substâncias naturais da articulação, como o colágeno.


Assim, poderemos realizar a infiltração algumas vezes por ano, sendo o mais indicado respeitar um período de 6 a 12 meses para obtermos um bom resultado sem efeitos colaterais significativos.


Temos um artigo que explica mais sobre a infiltração com ácido hialurônico e você poderá ter acesso clicando aqui


Caso os tratamentos não cirúrgicos não proporcionem melhora dos sintomas de modo que o paciente tenha qualidade de vida e bem-estar, será importante reconsiderar a cirurgia.


Em todos os casos, será essencial contar com um ortopedista especialista para fazer um acompanhamento de perto e indicar as melhores opções terapêuticas para cada caso específico.


Na nossa clínica contamos com profissionais qualificados no tratamento de problemas do ombro e controle da dor!


Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 de outubro de 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: