Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Exercícios de ombro na academia: como proteger a articulação?

ago. 11, 2022
Falar Via WhatsApp

Se você faz exercícios de ombro na academia e quer entender como proteger a articulação, separamos algumas dicas neste texto.


O ombro é uma articulação bastante complexa que está sujeita a uma série de lesões durante os exercícios caso o paciente faça movimentos errados e / ou com carga exagerada.


Além disso, as lesões nesta articulação costumam ocorrer naquelas pessoas que não são atletas profissionais, mas fazem a musculação para manter a saúde ou para ter hipertrofia.

Isso porque, os atletas profissionais costumam ter um preparo adequado da região com fortalecimento muscular, alongamento e descanso.


Ademais, costumam estar acompanhados por um educador físico qualificado avaliando o gesto esportivo, fazendo as devidas correções nos movimentos e ajudando com as cargas durante todo o treino.


Então, se este não é o seu caso, é fundamental que esteja atento para proteger a articulação durante os exercícios.  


Quais as principais causas das lesões durante os exercícios de ombro na academia?


No geral, um dos erros mais comuns das pessoas que treinam os membros superiores é não respeitar a amplitude natural da articulação do ombro.


Por exemplo, colocam os braços muito abertos ou muito para trás nos movimentos e isso faz com que, ao invés do osso fazer força contra o outro osso (o que seria uma situação normal), ele passa a sofrer uma pequena subluxação ou faz força excessivamente contra cartilagem de estabilização do ombro (LABRUM da glenoide) ou ligamentos.


Como consequência, a cartilagem da glenóide sofre danos ou os ligamentos se afrouxam, podendo causar algumas lesões.


Temos um artigo que aborda as principais lesões associadas ao treino de ombro no nosso blog.


Além disso, outra causa comum de lesões é o aumento do peso de forma abrupta. Isso porque, as estruturas da articulação não conseguem suportar aquela carga por não estarem devidamente fortalecidas.


Para se ter uma ideia, os músculos se condicionam muito antes dos ligamentos, tendões e ossos. Dessa forma, mesmo que você sinta que está com mais força, não indicamos que eleve as cargas rápido demais.


Neste ponto você deve pensar: mas como posso proteger o ombro durante os exercícios?





Apesar de não existir uma recomendação única para todas as pessoas, encontrar um balanço adequado entre as cargas utilizadas e a amplitude dos movimentos costuma evitar muitas lesões em praticantes não profissionais de musculação.


Por exemplo, o ideal é não combinar cargas elevadas junto com movimentos de maior amplitude.


Assim, exercícios que demandam um peso maior devem ser realizados com amplitudes menores. Já exercícios com grande amplitude devem ocorrer com pesos mais controlados. O mesmo vale para os momentos de maior fadiga - devemos preferir amplitudes menores nos momentos de maior fadiga da fibra muscular para evitar lesões de tendões, cartilagens e ligamentos.


Dessa forma, o paciente recruta as fibras musculares de uma maneira adequada (chegando até mesmo à estafa muscular) e reduz as chances de ter lesões musculares, ligamentares, de cartilagem e até artrose ao longo prazo nas articulações dos ombros.


Claro que esta não é uma regra absoluta e existem ainda muitos outros cuidados importantes, por exemplo:


  • Faça alongamento muscular em dias separados do fortalecimento daquele grupo muscular, mas atente-se que o alongamento articular é apenas para compensar algum desequilíbrio/encurtamento ou para atletas profissionais;
  • Descanse um grupo muscular por, pelo menos, 36h após treiná-lo;
  • Não tenha pressa para aumentar a carga. Antes disso, aumente as repetições, diminua o tempo de descanso ou faça os movimentos mais lentamente (treino hiper lento);
  • Faça um treino personalizado. Cada pessoa tem diferenças anatômicas e constitucionais que demandam execuções diferentes para evitar lesões.


Além disso, é fundamental estar atento ao tipo de dor que você sente após os exercícios, se muscular ou articular.


Isso porque, a dor muscular indica que o músculo está sendo recrutado e costuma ser positiva. Já a dor articular pode significar que alguma estrutura dentro da articulação, como a cartilagem, ligamentos, tendões, dentre outras, estão sofrendo uma sobrecarga, que pode acabar originando uma série de lesões.


Temos um artigo que traz mais informações sobre a dor de treino considerada normal e àquela que pode indicar uma lesão.


Procurar um médico ortopedista será fundamental caso você sinta dores que possam sugerir uma lesão no ombro.


Na nossa clínica temos profissionais especializados na ortopedia com foco no esporte que poderão te auxiliar não só no tratamento de lesões, mas também na otimização dos treinos com foco na prevenção!   


Escápula: o alicerce do ombro
29 ago., 2024
Quer entender a importância da Escápula na proteção do ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Saúde articular do ombro: como preservar e manter o funcionamento do corpo?
15 ago., 2024
Quer saber como preservar a Saúde Articular do Ombro durante o treino? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamento de manguito rotador sem cirurgia: por que o fortalecimento é crucial?
20 jun., 2024
O que considerar no Tratamento de Manguito Rotador Sem Cirurgia? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Funcionalidade do ombro: como mantê-la mesmo com o envelhecimento?
30 mai., 2024
Quer saber como manter a Funcionalidade do Ombro mesmo com o envelhecimento? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Fortalecimento do cotovelo: saiba como e quando fazer
29 fev., 2024
Você quer saber quando e de que forma realizar o Fortalecimento do Cotovelo? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Escápula: o alicerce do ombro
29 ago., 2024
Quer entender a importância da Escápula na proteção do ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Rotura do manguito rotador no idoso: por que o envelhecimento aumenta o risco de lesões?
22 ago., 2024
Quer saber as causas da Rotura do Manguito Rotador no Idoso? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Saúde articular do ombro: como preservar e manter o funcionamento do corpo?
15 ago., 2024
Quer saber como preservar a Saúde Articular do Ombro durante o treino? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Sintomas de artrose no ombro: com que idade costumam aparecer?
08 ago., 2024
Quer saber com que idade os Sintomas de Artrose no Ombro costumam aparecer? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Mais Artigos
Share by: