Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Infiltração no ombro: quantas vezes posso fazer?

4 de agosto de 2022
Falar Via WhatsApp

Quantas vezes é possível fazer a infiltração no ombro? Isso dependerá do tipo de substância utilizada e falaremos mais sobre o assunto!


A infiltração é um procedimento no qual aplicamos medicamentos dentro ou ao redor da articulação através de uma injeção.


O objetivo principal desta técnica é eliminar ou aliviar os sintomas de doenças ou lesões por certo período na maior parte das vezes. Mas existem procedimentos que fazemos com intuito de potencializar a cicatrização e fazer um estímulo biológico como quando utilizamos ácido hialurônico próximo a um tendão.


Normalmente, o efeito pode durar desde algumas semanas até vários meses, nas aplicações de medicações antiinflamatórias e depende muito da substância que utilizamos.


Então, em alguns casos, poderemos refazer o procedimento quando seus efeitos passarem.   


Quais substâncias mais comuns de utilizarmos na infiltração? 


Optamos por qual substância utilizar levando em consideração o problema do paciente e o objetivo do procedimento. Assim, os medicamentos que usamos com mais frequência são:


Anestésicos


Apesar de ter um efeito bastante provisório (algumas horas), os anestésicos provocam um rápido alívio da dor. Por isso, costumamos aplicá-los em quadros mais severos ou quando vamos realizar outro procedimento na região.


Além disso, podemos utilizar os anestésicos com intuito de desativar um ponto de dor (bloqueio de ponto gatilho da síndrome miofascial dos ombros por exemplo).


Corticóide


Também conhecido como corticosteróide, é uma substância sintética produzida como uma imitação de uma substância natural do corpo - um hormônio produzido naturalmente no corpo.


A infiltração com corticóides atua melhorando a dor, pois esta substância possui forte efeito anti-inflamatório. Além disso, também utilizamos este medicamento para proporcionar o restabelecimento das funções do local.


Existem vários tipos de corticoides disponíveis, desde os de absorção rápida, que duram algumas horas, até aqueles de absorção mais lenta, que podem durar alguns meses.


Também separamos os corticóides em de ação local (baixa absorção sistêmica e que permite menos efeitos no corpo fora da região em que foi aplicada a medicação) e de ação sistêmica (são absorvidos da região aplicada e atuam difusamente no corpo apesar de maior ação na região aplicada.


Ácido Hialurônico


Também conhecida como viscossuplementação quando aplicada dentro de uma articulação, a aplicação de ácido hialurônico auxilia no tratamento de uma série de doenças das articulações, como por exemplo, a artrose dos joelhos, dos ombros, das mãos e dos quadris, além dos problemas relacionados aos tendões como epicondilite lateral e a lesão do manguito rotador.


Esta substância é o principal componente do líquido sinovial, presente nas articulações com o objetivo de lubrificá-las e possibilitar seu movimento.


Além de efeito lubrificante, apresenta um efeito biológico com regulação das citocinas inflamatórias e estimulação da produção de colágeno local. Por isso dizemos que é um bioestimulador que auxilia na recuperação do tecido lesionado.


Existem diversos tipos de ácido hialurônico e este é o medicamento que permanece maior tempo no nosso corpo, podendo ficar agindo por alguns meses.

 

Podemos ainda usar outras substâncias na infiltração no ombro, como o soro glicosado ou água destilada, a depender de cada caso.


Quantas vezes poderei fazer a infiltração no ombro?



A quantidade de vezes que poderemos repetir este procedimento está diretamente relacionada a qual medicamento utilizamos e qual o objetivo da infiltração.


Por exemplo, o corticoide pode ter um efeito negativo quando estamos diante de estruturas já lesionadas, pois ele atrapalha a síntese de tecido no local. Ou seja, dificulta a cicatrização de lesões de tendões e ligamentos, principalmente.


Então, quando estamos diante de uma tendinite mais avançada ou uma lesão parcial do tendão, a infiltração com corticóide ajudará a melhorar a dor, mas poderá contribuir para o aumento da lesão do tendão após alguns meses.


Assim, não devemos realizar a infiltração com corticoide repetidamente.


Já o uso do ácido hialurônico tem papel de auxiliar na reconstrução do tendão, melhorar a viscosidade do líquido sinovial, reduzir a inflamação local e a dor, além de estimular o corpo a produzir o colágeno.


Então, em grande parte dos casos, poderemos repetir a viscossuplementação a cada 6 meses e quantas vezes forem necessárias.


Ressaltamos que a infiltração por si só não costuma trazer a cura das doenças ou lesões. Assim, devemos associar esse procedimento a outras técnicas, como a fisioterapia, para fortalecer e recuperar a função da articulação.


Além disso, será fundamental contar com a avaliação criteriosa de um ortopedista para definir se este é um procedimento que trará benefícios ao paciente e como ele deverá ser executado.


Na nossa clínica contamos com profissionais altamente qualificados que poderão te auxiliar no diagnóstico, tratamento, e acompanhamento do seu caso até a completa reabilitação!



Lesão no ombro - como se blindar disso?
14 de dezembro de 2023
Você quer saber se é possível Prevenir a Lesão no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Ácido hialurônico no manguito rotador: conheça 3 motivos para não funcionar
2 de novembro de 2023
Por que o Ácido hialurônico no manguito rotador não está funcionando? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Tratamento de ombro sem cirurgia: será que é uma boa opção?
17 de agosto de 2023
Você quer saber se o Tratamento de Ombro Sem Cirurgia é uma boa opção? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Como tratar a artrose acromioclavicular: saiba mais!
16 de fevereiro de 2023
Você quer saber Como Tratar a Artrose Acromioclavicular? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamento Capsulite Adesiva Sao Paulo
8 de dezembro de 2022
Será que o bloqueio do nervo é um bom tratamento para a Capsulite Adesiva? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e fala sobre o assunto!
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 de outubro de 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: