Prótese no ombro ou artroscopia no ombro: o que recupera mais rápido?
Quando o ombro apresenta dor, lesões nos tendões ou desgaste da articulação, dois procedimentos cirúrgicos costumam ser considerados: a prótese no ombro e a artroscopia no ombro.
Quando o ombro apresenta dor, lesões nos tendões ou desgaste da articulação, dois procedimentos cirúrgicos costumam ser considerados: a prótese no ombro e a artroscopia no ombro.
Embora ambos tenham o objetivo de restaurar a função e reduzir o desconforto, são procedimentos diferentes e a recuperação pode variar bastante entre eles.
Neste artigo, vamos explicar ambos os procedimentos e esclarecer qual deles costuma permitir um retorno mais rápido às atividades diárias e esportivas.
Assim, ajudaremos você a entender melhor as opções disponíveis para o cuidado do seu ombro.
O que é uma prótese de ombro e quando ela é indicada?
A cirurgia de prótese de ombro é um procedimento em que a articulação do ombro é substituída por componentes artificiais, geralmente combinando partes metálicas e plásticas.
Indicamos essa cirurgia, principalmente, em casos de artrose avançada, quando a cartilagem da articulação está desgastada, em situações de fraturas complexas que não podem ser reparadas de maneira eficaz com técnicas convencionais e nos casos de lesões do manguito rotador não reparável (em geral, lesões antigas sem tratamento).
Para saber os sintomas da artrose no ombro, confira esse texto em nosso site!
Para saber mais sobre artropatia do manguito rotador confira esse texto em nosso site!
Também podemos recomendar o procedimento em casos de ombro instável crônico ou quando outras cirurgias não trouxeram melhora satisfatória.
De maneira geral, essa não é uma cirurgia de caráter urgente.
Isso significa que, uma vez indicada, o paciente pode escolher o momento mais adequado para realizá-la.
Dessa forma, é possível programar o procedimento com segurança, permitindo que o paciente e sua família se organizem e que se preparem de forma adequada tanto para a cirurgia quanto para a fase de reabilitação.
Realizamos a intervenção em centro cirúrgico e ela dura, em média, cerca de uma hora e meia a 2 horas.
Na maioria dos casos, o paciente permanece internado por 2 dias e, em geral, já consegue movimentar de maneira autônoma o membro operado no dia seguinte para usar a mão para mexer no celular ou para comer.
Quer entender como funciona o pós operatório de cirurgia de prótese no ombro?
No nosso site, temos um artigo completo sobre o assunto, confira!
Como funciona a cirurgia de artroscopia no ombro e quais lesões ela trata?
A cirurgia de artroscopia no ombro é um procedimento minimamente invasivo que utiliza pequenos furos na pele para a introdução de uma câmera e instrumentos cirúrgicos específicos.
Isso nos permite visualizar e tratar as estruturas internas da articulação com precisão.
Indicamos essa técnica, principalmente, para o reparo de lesões do manguito rotador, reparo do labrum, remoção de tecidos inflamados, instabilidade do ombro, além de outras lesões menos comuns.
O tipo de reparo vai depender da condição do paciente e da lesão a ser tratada.
Por ser menos invasiva que a cirurgia aberta, a artroscopia tende a causar menos dor pós-operatória, menor agressão aos tecidos e permite um início mais precoce da reabilitação.
A artroscopia é eficaz na recuperação da função do ombro, embora o tempo de recuperação e a amplitude de movimento obtida dependam do tipo e da complexidade da lesão tratada.
Prótese no ombro ou artroscopia no ombro: o que recupera mais rápido?
A cirurgia de prótese do ombro consiste em substituir a articulação danificada e trata-se de uma cirurgia aberta.
Para isso, é realizado um corte no osso, onde colocamos um dispositivo metálico e plástico para substituir a articulação.
Já a artroscopia é um procedimento menos invasivo, utilizado para reparar tendões, entre outras estruturas, restaurando a anatomia original ou o mais próximo possível dela.
Curiosamente, na maior parte dos casos, a recuperação inicial após a prótese pode ser mais rápida do que após a artroscopia.
Isso acontece porque, na prótese, as superfícies articulares danificadas são substituídas por componentes artificiais estáveis, eliminando de imediato a dor causada pelo desgaste ou pela degeneração óssea.
Já na artroscopia, o objetivo é reparar tendões ou estruturas moles que precisam cicatrizar novamente ao osso, um processo biológico mais lento e delicado, que exige maior tempo de proteção e reabilitação.
No entanto, isso depende do tipo de artroscopia realizada, já que existem diversas complexidades dentro desse procedimento.
Se for uma artroscopia mais simples, sim, certamente será uma recuperação mais rápida do que de uma prótese.
Para mais detalhes sobre o tempo de recuperação após uma artroscopia no ombro, confira esse artigo completo em nosso blog!
O ombro operado ficará como antes?
Muitas pessoas têm a impressão de que, após uma cirurgia no ombro, a articulação nunca mais será como antes.
Na realidade, o que acontece na maioria dos casos é que o tempo necessário para que o paciente se sinta completamente recuperado, como se a cirurgia nunca tivesse ocorrido, pode ser mais longo do que se imagina.
Atividades do dia a dia, como comer, digitar ou usar o computador, costumam ser retomadas poucos dias após o procedimento, geralmente dentro da mesma semana em que a cirurgia ocorreu (tanto para artroscopia como para prótese).
Já atividades mais complexas, como esportes ou exercícios que exigem força e resistência, têm um retorno esperado após algumas semanas até dois a três meses.
Para alcançar um desempenho esportivo próximo ao nível pré-cirúrgico, como um saque potente no tênis ou força suficiente para musculação ou natação, o recondicionamento físico pode demandar meses adicionais.
Publicamos numa revista internacional um artigo científico exatamente sobre isso, acesse para conferir!
Para que o ombro realmente “se esqueça” da cirurgia, é necessário que a articulação esteja bem condicionada, com força e resistência adequadas, sem fibrose, com alongamento correto e mobilidade restaurada.
Esse processo, que depende da dedicação do paciente à reabilitação, pode levar mais de seis meses.
Com tempo, paciência e compromisso com a reabilitação, a grande maioria dos pacientes consegue recuperar plenamente a função do ombro e retomar suas atividades sem limitações ou desconforto.
Prótese no ombro ou artroscopia no ombro: qual será a melhor opção para o meu caso?
A escolha entre prótese no ombro e artroscopia depende de diversos fatores individuais, como o tipo e a gravidade da lesão, a condição geral da articulação e as atividades que você costuma realizar no dia a dia ou na prática esportiva.
Como vimos, cada procedimento tem indicações específicas.
Assim, para determinar qual é a melhor opção para o seu caso, é indispensável contar com o especialista em ombro.
O diagnóstico correto muitas vezes envolve exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia ou ressonância magnética, que ajudam a definir a extensão da lesão e a abordagem mais adequada.
Além disso, iremos considerar seu estilo de vida e os objetivos funcionais, garantindo que a intervenção escolhida permita recuperar a mobilidade, força e desempenho necessários para suas atividades diárias ou esportivas.
Então, se você sente dor no ombro, limitações de movimento ou suspeita de lesão, agende uma consulta com o ortopedista especialista.
Assim, será possível receber uma avaliação personalizada, discutir as opções de tratamento e traçar um plano para a sua recuperação total!
Conheça o Dr. Guilherme Noffs
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.














