Podemos encontrar esta substância naturalmente em nosso corpo, como no líquido sinovial (lubrificante da articulação) e nos tendões.
Apesar disso, para nosso tratamentos, utilizamos o ácido hialurônico sintético.
Além disso, não podemos confundir o ácido hialurônico utilizado para fins estéticos com aquele que usamos na ortopedia, já que apesar de serem a mesma substância, o que utilizamos em ortopedia possui maior peso molecular, ou seja, maior viscosidade.
Neste ponto, é interessante entendermos como esta substância atua quando injetada na articulação ou nas estruturas adjacentes.
Quando realizamos a aplicação de ácido hialurônico, podemos injetar essa substância dentro ou ao redor da articulação, dependendo do foco do tratamento. Para artrose (desgaste da articulação com diminuição da lubrificação e aumento da inflamação) preferimos aplicações intra articulares enquanto nas lesões de tendão, aplicamos diretamente ao redor ou na lesão.
No geral, a substância vai desenvolver duas funções distintas: uma mecânica e uma biológica.
Sua função mecânica dentro da articulação ocorre, pois ele melhora a viscosidade do líquido sinovial, responsável por lubrificar a região.
Já no tendão, o ácido hialurônico diminui a adesão facilitando, assim, o deslizamento desta estrutura.
No que se refere à função biológica da substância, podemos dizer que ela atua das seguintes formas:
O ácido hialurônico estimula a célula da cápsula da articulação (célula sinovial) a produzir o próprio ácido hialurônico e outras proteínas regenerativas.
Além disso, ele estimula as células da cartilagem articular a produzirem mais cartilagem, então favorece a regeneração de lesões e retarda o envelhecimento articular.
Diferente de uma infiltração habitual que utilizamos corticoide e tem a intençõ de tirar a inflamação, mas pode prejudicar o metabolismo e piorar as lesões de cartilagem e tendão em médio e longo prazo, o procedimento com ácido hialurônico, além de auxiliar no controle da inflamação e da dor , é um grande aliado na regeneração das estruturas.
Dada suas propriedades, podemos tratar diversas doenças ou lesões do ombro com a aplicação de ácido hialurônico, por exemplo:
Geralmente, indicamos outros tratamentos complementares, como por exemplo, a fisioterapia, modificação de atividade, uso de medicamentos e repouso.
Executamos a infiltração com ácido hialurônico no ombro em ambientes clínicos adequados (consultório médico, guiado por ultrassonografia) ou no centro cirúrgico (para pacientes com fobia de agulha, por exemplo, para possibilitar a sedação e completo relaxamento do paciente. Para todos os procedimentos, aplicamos anestesia local que garante um procedimento muito mais confortável e livre de dor.
Normalmente, usamos exames de imagem para guiar a infiltração, como ultrassom, radiografia ou tomografia.
Além disso, todo o procedimento dura cerca de 15 a 20 minutos e o paciente vai para a casa logo após executá-lo. Não existem restrições necessárias além de 48 horas sem sobrecargas articulares (treino por exemplo). Ou seja, pode dirigir, caminhar ou trabalhar normalmente.
Apesar de ser simples e eficaz para o paciente, a infiltração ou aplicação de ácido hialurônico é um procedimento que demanda muito conhecimento e especialização do profissional que a executa, além de ter seu resultado totalmente dependente de uma boa indicação e de uma boa técnica de aplicação.
Por isso, caso pense em realizar um procedimento como este, busque um profissional especializado e experiente nisso, de modo assegurar o melhor resultado e segurança.
Na nossa clínica temos profissionais prontos para te ajudar. Então, caso esteja com incômodos no ombro, não deixe de nos procurar.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.