Os tendões são estruturas resistentes formadas por tecido conjuntivo que ligam o músculo aos ossos para auxiliar no movimento. O ombro possui diversos tendões que, por uma série de fatores diferentes, podem se romper.
Em linhas gerais, o tendão pode sofrer uma lesão parcial ou lesão total.
Na lesão parcial, somente uma parte de suas fibras sofrem alterações e ele não se rompe completamente. Assim, essas lesões podem variar em relação a sua extensão, sendo mais ou menos graves. Deste modo, costumamos diferenciá-las em lesões parciais superficiais e lesões parciais profundas.
Já nos casos de lesões completas, as fibras do tendão se separam por completo e pode ser bastante debilitante.
Sabemos que boa parte dos tendões que sofrem uma lesão parcial ainda tem um bom potencial de cicatrização. No entanto, as lesões podem evoluir para lesões completas quando o tratamento aplicado não é eficiente.
Por isso, costuma-se recomendar a reabilitação (fisioterapia) associada a outras terapias que odereçam um estímulo biológico para a regeneração da estrutura lesionada.
Existe uma modalidade médica, que chamamos de medicina regenerativa, que trabalha com foco em recuperar uma estrutura lesada ou, quando não é possível, diminuir o desgaste de modo a aumentar a vida útil articular.
Atualmente, a opção de tratamento que mais utilizamos no é a aplicação de ácido hialurônico no local da lesão.
Essa substância estimula a formação de tecido cicatricial, ou seja, estimula a formação do colágeno, diminui a inflamação e promove a cicatrização.
Chamamos esse procedimento de viscossuplementação e podemos realizá-lo no próprio consultório. Geralmente utilizamos um aparelho de ultrassonografia para localizar a lesão e guiar todo o procedimento. Antes de tudo, realizamos anestesia local e por isso costuma ser um procedimento indolor.
Além disso, existem outras opções de tratamento, como as terapias celulares. Por exemplo, células de gordura retiradas da região abdominal ou células da medula óssea aplicadas no local que precisa se regenerar. Existe, ainda, o PRP (plasma rico em plaquetas) em estudo e ainda não aprovado para utilização clínica.
Em alguns casos, as terapias existentes não serão suficientes para regenerar os tendões e a cirurgia será necessária.
Habitualmente nos casos com lesão completa, lesão parcial de alto grau e outras lesões sem boa resposta ao tratamento de reabilitação, com atrofia tendínea, manutenção da dor ou da diminuição de força por exemplo.
Além disso, existem alguns casos com alguma alteração anatômica que causa agressão ao tendão nos quais o tratamento cirúrgico também será necessário, como no caso da Síndrome do impacto do ombro, por exemplo.
A artroscopia (cirurgia por vídeo) é a técnica mais recomendada. Este procedimento minimamente invasivo em pequenas incisões no ombro pelas quais inserimos uma câmera e os equipamentos necessários para fazer os devidos reparos nas estruturas danificadas.
Temos um artigo informativo sobre a artroscopia no manguito rotador e você poderá ler clicando aqui.
Então, o ortopedista responsável pelo seu caso irá te acompanhar até sua completa reabilitação e retorno às atividades rotineiras. Após algumas semanas, costuma-se iniciar o fortalecimento e o retorno às atividades já ocorre nos primeiros meses.
Como vimos, atualmente contamos com algumas opções de tratamento para a regeneração do tendão.
Somente um médico ortopedista especialista será capaz de avaliar cada caso e optar pela melhor opção de tratamento.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.