Nem sempre o estalo no ombro indicará algum problema na articulação. Existem algumas causas fisiológicas, ou seja, estalos que ocorrem devido à movimentação das estruturas, mudanças de pressão da articulação, ou até mesmo com o crescimento.
No entanto, em alguns casos o ombro estalando indicará alguma lesão ou patologia no local e é preciso estar atento aos sinais.
Neste texto vamos falar quais as principais causas patológicas do estalo no ombro, bem como quando é indicado procurar um médico ortopedista.
Os estalos no ombro podem ocorrer em diferentes locais da articulação e indicar problemas distintos.
Por exemplo, ele pode ocorrer dentro da articulação glenoumeral (encontro da cabeça do úmero com a escápula) e isso pode acontecer por alguns fatores, por exemplo:
Além disso, o estalo no ombro pode acontecer na porção subacromial, devido a uma inflamação na bursa desta região, que passa a ter atrito com outras estruturas do local.
A presença de um corpo livre nesta região também pode causar estalo no ombro.
Outra possibilidade é do ombro estalar devido alguma alteração na escápula. Normalmente, isso ocorre em movimentos mais longos e amplos onde há o contato da escápula, ou de alguma alteração que ela contenha, com o gradil costal e chamamos essa condição de ressalto da escápula.
Existem também outros problemas que podem levar aos estalos, por exemplo, a artrose do ombro, luxação ou subluxação, lesões labrais, tendinites e defeitos ósseos.
É comum que o paciente tenha dúvidas se o estalo no ombro é normal ou se indica algum problema na região.
Então, será importante procurar um ortopedista quando ele tiver outros sintomas associados, por exemplo, dor, limitação de movimento, perda de força, formigamento ou inchaço.
Nesses casos, precisaremos fazer um diagnóstico detalhado para identificar a causa do estalo no ombro e, se necessário, iniciar um tratamento.
Pode ocorrer do paciente que tem o estalo não precisar de tratamento, pois ele não apresenta nenhum incômodo associado. No entanto, em muitos casos precisaremos tratá-lo para devolver sua qualidade de vida.
O tratamento será individualizado e dependerá de qual a causa do estalo no ombro, o quadro clínico do paciente e qual a demanda que ele tem da articulação.
Em linhas gerais, iniciamos a tratar a doença ou lesão de forma não cirúrgica, com fisioterapia, repouso, uso de medicamentos, compressas e imobilizações. Eventualmente pode ser necessária infiltração de antinflamatórios ou ácido hialurônico para alguns casos, com bons resultados.
O mais importante é estar atento! Caso você esteja com o ombro estalando, observe se possui outros sintomas associados.
Se for o caso, procure um ortopedista especialista em ombro para fazer um diagnóstico adequado e te acompanhar durante toda sua reabilitação!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.