Uma dúvida muito recorrente dos pacientes que precisam operar é qual será o tempo de recuperação da artroscopia do ombro.
A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo muito útil para tratar diversas lesões ou doenças.
Para sua execução, fazemos pequenos acessos à articulação onde inserimos uma câmera através da qual observamos as lesões do ombro.
Além disso, por estes pequenos acessos conseguimos inserir os instrumentos necessários para reparar uma série de problemas e reconstruir as estruturas machucadas, como cartilagens, tendões e ligamentos.
Este procedimento é seguro, gera cicatrizes muito pequenas e tem uma recuperação que pode levar de alguns dias a alguns meses, a depender de cada caso.
O tempo de recuperação do paciente após realização da artroscopia no ombro é uma pergunta frequente e difícil de responder.
Isso porque, cada pessoa tratará um problema diferente e terá uma demanda diferente do ombro também. Então, esse tempo será muito variado.
Vamos considerar um paciente com baixa demanda do ombro, ou seja, que utiliza a articulação para as atividades do dia a dia, como fazer compras, tomar banho ou comer.
Nesses casos, após algumas poucas semanas ele já estará apto para estas atividades, ou seja, estará recuperado de acordo com sua necessidade.
Claro que esse tempo irá variar também conforme a complexidade da cirurgia que fizemos. Isso porque, podemos operar diversos problemas diferentes, como lesões no manguito rotador, instabilidade no ombro, lesão dos tendões, dentre outras.
Dessa maneira, para este grupo de pacientes e dependendo da reconstrução que fizemos, a recuperação pode ocorrer desde 1 a 2 semanas em casos mais simples até 1 a 2 meses em casos mais complexos.
E como recuperação consideramos que o paciente já terá uma amplitude de movimento e força adequadas, além de uma boa firmeza da articulação.
Quando nos referimos a uma pessoa que possui alta demanda do ombro, por exemplo um atleta profissional, ela precisará de um desempenho máximo da articulação.
Nesse caso, a recuperação não será tão rápida e precisaremos de alguns meses para tal e isso ocorre por uma série de fatores.
Por exemplo, durante o período de recuperação, o paciente terá uma menor demanda dos músculos do ombro, o que poderá causar uma atrofia muscular.
Além disso, durante este repouso ocorrerá um certo destreino da articulação, ou seja, a parte neurológica que comanda a propriocepção (sensibilidade articular e muscular intrínseca) vai estar alterada e isso leva um tempo para ser treinado novamente.
Assim, o atleta precisará de paciência para conseguir o condicionamento adequado para voltar a desempenhar sua função.
Então, os atletas que possuem alta demanda da articulação precisam de cerca de 2 a 3 meses para ter uma recuperação mais satisfatória. Já para atingir a recuperação em um nível competitivo, o tempo poderá ser maior.
Devemos lembrar que, durante o tempo de recuperação, o paciente treinou menos e, possivelmente, isso comprometeu também outras partes do corpo que precisarão ser recondicionadas.
Existem alguns estudos que mostram que os atletas levam em torno de 7 a 8 meses para retornar ao mesmo nível ou um nível superior ao prévio à cirurgia.
É sim possível que ele atinja um nível superior, pois a cirurgia corrige problemas que antes o impedia de treinar e evoluir.
No geral, podemos afirmar que a recuperação da artroscopia no ombro para uma pessoa com baixa ou alta demanda da articulação exige um acompanhamento rigoroso com médico especialista.
Então, caso você precise operar, busque mais de uma opinião e procure entender como será o acompanhamento pós-operatório.
Assim, você só tem a ganhar!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.