A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações.
Artrite, osteoartrite, osteoartrose e artrose são nomes diferentes para um mesmo problema. Porém, o nome mais correto é osteoartrite por se tratar de uma patologia degenerativa e inflamatória ao mesmo tempo. Isso significa que a articulação perde a conformação original e tem um processo inflamatório associado.
A artrose na coluna é uma condição que causa sintomas de dor, sensibilidade, inchaço e rigidez nas articulações. Esse distúrbio pode ocasionalmente ser chamado de artrite espinhal, artrose espinhal ou osteoartrite.
A artrose espinhal comumente afeta o pescoço e a parte inferior das costas, embora também possa afetar os segmentos torácico, sacral e cóccix da coluna.
Abaixo você encontrará as diferentes formas de artrose espinhal que podem afetar todos os segmentos da coluna. Esta é apenas uma breve visão geral de cada condição.
Essa condição é comumente causada pelo desgaste que colocamos em nossa estrutura espinhal à medida que envelhecemos. A degeneração dos ossos e tecidos moles da coluna vertebral também pode causar artrite degenerativa da coluna vertebral. Dependendo do grau de desenvolvimento da sua condição, os sintomas podem ser leves a graves.
Leia também: “Artrose: Como aliviar a dor na coluna”
Esta é uma condição comum que afeta o pescoço e se desenvolve com a idade. Como o osso do pescoço sofre de degeneração, os sintomas começarão a aparecer; leve nos estágios iniciais, mas pode se tornar grave à medida que a condição progride.
Uma das causas mais comuns de dor nas costas sintomática é a artrite da coluna que afeta a parte inferior das costas. A artrite lombar está relacionada à degeneração nas articulações e discos vertebrais.
Embora seja muito comum se desenvolver com a idade, a dor e outros sintomas associados a ela podem se tornar bastante debilitantes, forçando você a levar um estilo de vida menos ativo do que gostaria.
Por causa de seus afetos, muitas pessoas procuram um tratamento eficaz para continuar a ter um estilo de vida saudável, ativo e independente. Para ver informações detalhadas sobre o tratamento da artrite espinhal, clique aqui para ver a página de tratamentos ou.
A artrite lombar é a fonte mais comum de dor lombar e sintomas. Esta condição está relacionada a alterações degenerativas das articulações e doenças degenerativas do disco.
Embora seja considerada uma parte natural do envelhecimento, a dor e a rigidez da artrite da coluna podem limitar muito a capacidade de uma pessoa ter um estilo de vida ativo e despreocupado, de modo que aqueles que têm essa condição muitas vezes procuram os tratamentos mais eficazes disponíveis.
É provável que o(a) médico(a) converse com você sobre medicamentos para aliviar a dor da osteoartrite num primeiro momento.
Às vezes, uma combinação de terapias, como analgésicos, exercícios e dispositivos auxiliares ou cirurgia, pode ser necessária para ajudar a controlar sua dor.
O tipo de analgésico que um(a) médico(a) pode recomendar para você dependerá da gravidade da sua dor e de outras condições ou problemas de saúde que você tenha.
Alguns dos exercícios associados ao tratamento da osteoartrite incluem exercícios funcionais, pilates, musculação e hidroginástica. A modalidade esportiva deve ser escolhida com base nas aptidões esportivas e no problema articular apresentado.
São ainda possíveis os tratamentos com melhora satisfatória na maior parte dos casos:
Procure por profissionais experientes, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar observando diferentes sintomas e condições, para indicar o melhor tipo de tratamento, relativa a qualquer tipo de queixa relativa à coluna vertebral.
A partir do diagnóstico até o final do tratamento o(a) médico(a) especialista estará ao seu lado, disponível para orientações e cuidados.
COMO TRATAR DOR CRÔNICA NA COLUNA?
Dor na coluna pode ser um problema de simples resolução em casa ou pode ser uma condição mais complicada, como a artrose na coluna, que necessita de avaliação cuidadosa e tratamento especializado.
Saiba que desde problemas mais simples até os mais complexos você pode contar conosco para encontrar soluções que aceleram a reabilitação e melhoram os resultados do seu tratamento.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.