Às vezes, o uso excessivo do ombro leva à inflamação e inchaço da bursa entre o manguito rotador e parte da omoplata, conhecido como acrômio. O resultado é uma condição conhecida como bursite subacromial, a chamada bursite no ombro.
As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que estão localizadas nas articulações do corpo, incluindo o ombro. Elas agem como almofadas entre os ossos e os tecidos moles subjacentes e ajudam a reduzir o atrito entre os músculos deslizantes e o osso.
A bursite geralmente ocorre em associação com a tendinite do manguito rotador. Os muitos tecidos do ombro podem ficar inflamados e doloridos. Muitas atividades diárias, como pentear o cabelo ou se vestir, podem se tornar difíceis.
Quando uma pessoa chega ao consultório com sintomas que indicam bursite no ombro, o(a) ortopedista especialista discutirá seus sintomas e histórico médico, em seguida começará um exame físico do ombro e região.
Durante esse exame, o(a) ortopedista prestará atenção especial ao desconforto que o(a) paciente sente com movimentos específicos do ombro.
Ele(a) também pode solicitar alguns exames, como os de imagem, para descartar outras possíveis causas de dor, como uma fratura.
A primeira etapa da avaliação é um histórico médico completo. O(a) ortopedista pode perguntar como e quando a dor começou, se já ocorreu antes e como foi tratada, e fazer outras perguntas para ajudar a determinar sua saúde geral e as possíveis causas de seu problema no ombro.
Como a maioria das doenças do ombro é agravada por atividades específicas e aliviada, de outro modo, também por certas atividades, um histórico médico pode ser uma ferramenta valiosa para encontrar a fonte de sua dor.
Somente um(a) especialista com ampla formação e experiência como os profissionais de nossa clínica podem fazer um diagnóstico preciso- onde é preciso considerar as diversas variáveis envolvidas numa patologia ortopédica.
Um exame completo será necessário para encontrar as causas de sua dor no ombro. Seu(sua) médico(a) irá procurar anormalidades físicas, inchaço, deformidade ou fraqueza muscular e verificar se há áreas sensíveis. Ele ou ela observará a amplitude de movimento e força de seus ombros.
Feito o diagnóstico o(a) especialista poderá propor cuidados iniciais como aplicação de gelo e calor, além de repouso. Outras terapêuticas podem ser necessárias para lidar com a bursite no ombro de acordo com avaliação do(a) ortopedista especialista.
Algumas opções de tratamento à disposição da avaliação do seu(ua) ortopedista:
Injeção de medicação antiinflamatória ou Infiltração – pode ser ministrada na articulação afetada para reduzir o inchaço e a dor.
Procedimento cirúrgico – Se a bursite for grave ou continuar voltando, a bursa inflamada pode precisar ser drenada cirurgicamente ou mesmo removida e associadamente são corrigidos outros problemas encontrados na articulação
A cirurgia pode ser necessária em alguns casos. No entanto, a grande maioria dos pacientes com dor no ombro responderá a métodos simples de tratamento, como alteração de atividades, repouso, exercícios, infiltração e medicamentos.
Certos tipos de problemas nos ombros, como luxações recorrentes e algumas rupturas do manguito rotador, podem não se beneficiar do exercício. Nestes casos, a cirurgia pode ser recomendável.
A cirurgia no ombro pode envolver artroscopia para remover tecido cicatricial ou reparar tecidos rasgados, ou ainda para retirada da bursa no caso da bursite do ombro. A cirurgia também pode envolver procedimentos abertos tradicionais para reconstruções maiores ou corrigir lesões do ombro.
A bursite no ombro se manifesta através de dor e limitação de movimentos. Porém tais sintomas podem envolver outras afecções que devem ser investigadas pelo(a) ortopedista.
Realizamos um diagnóstico e tratamento individualizados, pensados exclusivamente para o seu caso. Agende uma Consulta agora mesmo.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.