Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Bursite no Ombro? Entenda como um ortopedista especialista pode te ajudar!

1 de dezembro de 2020
Falar Via WhatsApp

A bursite do ombro é muito desconfortável, sobretudo ao deitar ou levantar, causa dor e limita os movimentos do ombro. Evite automedicar-se e busque um ortopedista especialista para realizar um diagnóstico adequado e receitar o melhor tratamento para diminuir a dor e a limitação de movimentos característicos da bursite.

Às vezes, o uso excessivo do ombro leva à inflamação e inchaço da bursa entre o manguito rotador e parte da omoplata, conhecido como acrômio. O resultado é uma condição conhecida como bursite subacromial, a chamada bursite no ombro.


As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que estão localizadas nas articulações do corpo, incluindo o ombro. Elas agem como almofadas entre os ossos e os tecidos moles subjacentes e ajudam a reduzir o atrito entre os músculos deslizantes e o osso.


A bursite geralmente ocorre em associação com a tendinite do manguito rotador. Os muitos tecidos do ombro podem ficar inflamados e doloridos. Muitas atividades diárias, como pentear o cabelo ou se vestir, podem se tornar difíceis.


Consulta médica para bursite no ombro

Quando uma pessoa chega ao consultório com sintomas que indicam bursite no ombro, o(a) ortopedista especialista discutirá seus sintomas e histórico médico, em seguida começará um exame físico do ombro e região.


Durante esse exame, o(a) ortopedista prestará atenção especial ao desconforto que o(a) paciente sente com movimentos específicos do ombro.


Ele(a) também pode solicitar alguns exames, como os de imagem, para descartar outras possíveis causas de dor, como uma fratura.

 

Histórico médico

A primeira etapa da avaliação é um histórico médico completo. O(a) ortopedista pode perguntar como e quando a dor começou, se já ocorreu antes e como foi tratada, e fazer outras perguntas para ajudar a determinar sua saúde geral e as possíveis causas de seu problema no ombro.


Como a maioria das doenças do ombro é agravada por atividades específicas e aliviada, de outro modo, também por certas atividades, um histórico médico pode ser uma ferramenta valiosa para encontrar a fonte de sua dor.


Somente um(a) especialista com ampla formação e experiência como os profissionais de nossa clínica podem fazer um diagnóstico preciso- onde é preciso considerar as diversas variáveis envolvidas numa patologia ortopédica.


Exame físico

Um exame completo será necessário para encontrar as causas de sua dor no ombro. Seu(sua) médico(a) irá procurar anormalidades físicas, inchaço, deformidade ou fraqueza muscular e verificar se há áreas sensíveis. Ele ou ela observará a amplitude de movimento e força de seus ombros.


Quais exames detectam bursite?

  • Radiografia do ombro. O(a) médico(a) pode recomendar um raio-X para procurar um corpo estranho, alterações da anatomia ou esporão ósseo.
  • Imagem de ressonância magnética e ultra-som do ombro. Esses estudos de imagem criam melhores imagens dos tecidos moles. A ressonância magnética pode ajudar o médico a identificar lesões nos ligamentos e tendões ao redor da articulação do ombro.
  • Varredura de tomografia computadorizada no ombro. Esta ferramenta combina raios-X com tecnologia de computador para produzir uma visão muito detalhada dos ossos na área do ombro quando existe suspeita de alterações anatômicas mais complexas..
  • Análise eletromiográfica. Seu médico pode solicitar um teste, como um EMG (eletromiografia), para avaliar a função dos nervos ombro e do membro superior desde a coluna cervical.
  • Artroscopia de Ombro. Neste procedimento cirúrgico, o médico examina o interior da articulação com uma câmera de fibra óptica. A artroscopia pode mostrar lesões de tecidos moles que não são aparentes ao exame físico, radiografias e outros testes. Além de ajudar a encontrar a causa da dor, a artroscopia pode ser usada para corrigir o problema.


Feito o diagnóstico o(a) especialista poderá propor cuidados iniciais como aplicação de gelo e calor, além de repouso. Outras terapêuticas podem ser necessárias para lidar com a bursite no ombro de acordo com avaliação do(a) ortopedista especialista.


Bursite no ombro como tratar?

Algumas opções de tratamento à disposição da avaliação do seu(ua) ortopedista:


Injeção de medicação antiinflamatória ou Infiltração – pode ser ministrada na articulação afetada para reduzir o inchaço e a dor.


Procedimento cirúrgico – Se a bursite for grave ou continuar voltando, a bursa inflamada pode precisar ser drenada cirurgicamente ou mesmo removida e associadamente são corrigidos outros problemas encontrados na articulação


Cirurgia de Bursite no Ombro

A cirurgia pode ser necessária em alguns casos. No entanto, a grande maioria dos pacientes com dor no ombro responderá a métodos simples de tratamento, como alteração de atividades, repouso, exercícios, infiltração e medicamentos.


Certos tipos de problemas nos ombros, como luxações recorrentes e algumas rupturas do manguito rotador, podem não se beneficiar do exercício. Nestes casos, a cirurgia pode ser recomendável.


A cirurgia no ombro pode envolver artroscopia para remover tecido cicatricial ou reparar tecidos rasgados, ou ainda para retirada da bursa no caso da bursite do ombro. A cirurgia também pode envolver procedimentos abertos tradicionais para reconstruções maiores ou corrigir lesões do ombro.


Ortopedista Especialista em Artroscopia

A bursite no ombro se manifesta através de dor e limitação de movimentos. Porém tais sintomas podem envolver outras afecções que devem ser investigadas pelo(a) ortopedista.


Realizamos um diagnóstico e tratamento individualizados, pensados exclusivamente para o seu caso. Agende uma Consulta agora mesmo.

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 de outubro de 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: