Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Regeneração do Ombro: Como funciona a infiltração e o Ácido Hialurônico?

8 de dezembro de 2020
Falar Via WhatsApp

Dores no ombro podem ter diversos motivos e a aplicação de medicações pode ser um dos tratamentos recomendados pelo(a) médico(a). A aplicação de ácido hialurônico é uma das soluções mais recentes e oferece ótimos resultados para recuperar a mobilidade, função e diminuir a dor no ombro e articulações relacionadas. Já a infiltração convencional inclui a injeção de medicações antinflamatórias e anlgésicas, porém sem função regeneradora.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico existe naturalmente como um componente importante da matriz extracelular no corpo humano. Ele é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina.


Este elemento pode ser encontrado naturalmente em nosso corpo: em tendões, no líquido sinovial, e outros líquidos. O ácido hialurônico possui muitas propriedades interessantes, como viscossuplementação, efeito antinociceptivo (diminuição da dor), redução de citocinas pró-inflamatórias (regulador natural da inflamação dos tecidos) e modulação da atividade dos fibroblastos.


Nas últimas décadas, o ácido hialurônico tem sido amplamente utilizado na regeneração de tecidos com cartilagem e colágeno e atualmente é um tópico popular tanto na medicina estética quanto na medicina da dor e do esporte. Este polímero de tantas qualidades tem sido estudado no tratamento de muitas tendinopatias (tendinite), incluindo distúrbio do manguito rotador, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), além de ser um dos principais auxiliares no tratamento da artrose.


Servindo como uma estrutura de semeadura de células ou um transportador para componentes bioativos, estruturas e transportadores incorporados com ácido hialurônico na regeneração de cartilagem e tendão. Ele funciona como um “estimulador de produção de colágeno”.


Por isso, enquanto um biomaterial competente, o ácido hialurônico deve ser considerado uma ferramenta promissora na regeneração dos tecidos colágenos.


Para um diagnóstico preciso e avaliação sobre tratamentos do ombro como tratamento para seu caso nossa clínica oferece os melhores especialistas, com diplomas e certificados de respeitadas instituições nacionais e internacionais.


Infiltração convencional x Ácido Hialurônico

A aplicação subacromial (junto dos tendões e fora da articulação) pode ser realizada para auxiliar na regeneração de lesões tendíneas (lesão parcial do tendão, por exemplo). Já nos casos de ombro congelado / capsulite adesiva e de artrose gleno-umeral, preferimos a aplicação intra articular do ácido hialurônico para possibilitar melhor lubrificação articular e diminuição de inflamação da cápsula articular e das cartilagens.


Ao contrário dos corticosteróides que podem causar alterações na matriz de colágeno de tendões e ligamentos, apesar de bons antinflamatórios, o àcido hialurônico não prejudica a regeneração dos tecidos.


Isto significa que a infiltração com corticóides é de grande valia nos casos inflamatórios, quando o problema principal é justamente a inflamação e não estamos tentando recuperar alguma estrutura lesada. Isto acontece em parte dos casos de capsulite adesiva, em algumas patologias reumatológicas, em bursites mais intensas, porém sem lesão tendínea passível de recuperação. Para casos em que a lesão do tendão não poderá se recuperar (lesões completas e lesões negligenciadas, principalmente) também podemos usar os corticoides sem prejudicar a articulação. Para casos com lesão parcial de tendões, não é interessante utilizar medicações com corticoide diretamente sobre os tendões pelo potencial de piorar o metabolismo do colágeno e a regeneração do tendão – para estes casos o ácido hialurônico deve ser preferido.

 

Onde fazer a aplicação do ácido hialurônico?

Os procedimentos intra-articulares e periarticulares devem ser realizados em ambientes clínicos adequados, seguindo recomendações médicas baseadas em evidências.


Para a maior parte dos procedimentos de infiltração ou outras injeções articulares, é feita anestesia local que dura algumas horas dependendo da medicação anestésica usada pelo médico.


Alguns tipos de aplicação de medicação ou mesmo infiltração pode ser guiada por exames de imagem como ultrassom, radiografia ou tomografia.


Os materiais necessários para o procedimento de infiltração no ombro são uma seringa e agulha, que serão escolhidos de acordo com a patologia a ser tratada. O material é estéril e descartado adequadamente após uso único. A injeção é feita sob condições de limpeza absoluta e assepsia local. A lavagem das mãos, a desinfecção rigorosa da pele e todo equipamento são essenciais.


Em nossa clínica tomamos todos os cuidados e observamos as orientações mais recentes para a realização da técnica.


Antes da aplicação o(a) médico(a) responsável identifica quaisquer possíveis contraindicações para o procedimento.


As contraindicações absolutas são: infecções sistêmicas e bacteremias, infecções articulares, lesões cutâneas na região, osteomielite, artrite séptica, coagulopatia instável e trombocitopenia grave, alergia (hipersensibilidade) a qualquer um dos componentes e gravidez.

 

Injeção subacromial

As injeções subacromiais são propostas na patologia do manguito rotador, na síndrome do impacto subacromial, nas bursites e para alguns casos de capsulite adesiva. Este procedimento não necessita de instrumentos para guiar a agulha (como ultrassom).


As injeções intra-articulares na articulação glenoumeral devem determinar melhora na osteoartrite/artrose em curto e médio prazo por melhorar a lubrificação da articulação.

 

Paciente ideal para tratamento do ombro com ácido hialurônico

Considerando a busca por maior eficácia no tratamento com ácido hialurônico um trabalho recente encontrou, após pesquisa com amostra de pacientes e revisão da literatura especializada, o seguinte perfil de paciente ideal para a infiltração no ombro com ácido hialurônico:


A paciente ideal para uma infiltração subacromial com ácido hialurônico seria uma mulher com dor no ombro há menos de 24 meses, que não recebeu múltiplos tratamentos anteriores e que fornece uma ressonância magnética relatada como uma diminuição da espaço subacromial.


Por outro lado, a pesquisa também afirmou que o pior candidato para este tratamento seria um homem com dor no ombro há mais de 24 meses, que já recebeu todos os tratamentos disponíveis e que faz uma ressonância magnética com sinais de osteoartrose acromioclavicular.

 

Efeitos da infiltração no ombro

Os efeitos biológicos e mecânicos do ácido hialurônico podem contribuir para a redução da dor crônica, auxiliando na síntese do ácido hialurônico endógeno, desacelerando a degradação da cartilagem articular, inibindo a resposta inflamatória e os mediadores da dor e atuando diretamente nos receptores da dor (nociceptivos).


Além dos efeitos gerais, o ácido hialurônico no ombro pode ajudar a melhorar a dor devido às suas propriedades antiadesivas em nível bursal, pois aumenta o conteúdo de proteoglicanos do manguito rotador, o que permite a lubrificação das fibras de colágeno durante o movimento e pode ajudar a cicatrizar algumas lesões, uma vez que promove o depósito da matriz conectiva.


Quando comparamos o ácido hialurônico com outras opções de tratamento como a infiltração com corticosteroides, o ácido hialurônico é um tratamento seguro, bem tolerado, sem efeitos adversos publicados na literatura.

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 de outubro de 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: