Em muitas situações, o paciente possui uma degeneração e inflamação na cartilagem que causam dor e limitação dos movimentos, o que pode ocorrer em praticamente todas as cartilagens do nosso corpo.
Quando o desgaste articular está acentuado e leva a alterações funcionais (limitação da amplitude de movimento, diminuição da força e dor, principalmente), pode ser que algum ortopedista indique a colocação de prótese de articulação, seja no joelho, ombro ou quadril.
No entanto, em muitos casos, os pacientes que recebem uma indicação de cirurgia preferem antes tentar outras alternativas que possibilitem atrasar um pouco mais o procedimento cirúrgico, no entanto com melhor qualidade de vida.
Além disso, alguns apresentam condições de saúde que tornam a realização da cirurgia mais complexa e, por isso, adotar outros tratamentos torna-se uma boa opção.
Existem opções de procedimentos que podemos realizar no consultório que podem ajudar a controlar os sintomas da articulação dolorosa, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.
O tratamento que adotaremos irá depender de alguns fatores, como o grau da doença na cartilagem, os sintomas do paciente e seu nível de exigência da articulação acometida.
Por exemplo, em casos de degenerações mais amenas, costumam ter bons resultados com reabilitação física associada à aplicação articular de ácido hialurônico. Este produto naturalmente presente no corpo humano é responsável pela lubrificação e viscosidade das articulações. Ou seja, possibilita movimentos com menos atrito e, portanto, menos inflamação.
Já para artroses mais avançadas, onde os sintomas do paciente afetam significativamente sua qualidade de vida, podemos optar por uma modulação de nervo da articulação. Entenda melhor abaixo!
Este é um procedimento no qual fazemos a aplicação de substâncias diretamente na articulação para controlar a inflamação e a dor local e otimizar a função articular com melhor lubrificação e absorção de impacto.
Diversas são substâncias que podemos utilizar, mas o ácido hialurônico é a principal nestes casos, pois é diferente das infiltrações comuns apenas com corticoides e traz diversos benefícios para o paciente, por exemplo:
Na maioria dos casos, executamos este procedimento no consultório médico. Para pacientes com medo de agulha, poderemos realizá-lo no centro cirúrgico com sedação, garantindo completo relaxamento.
No geral, poderemos realizar a infiltração algumas vezes por ano, sendo o mais indicado respeitar um período de 6 a 12 meses para obtermos os melhores resultados.
Você poderá ler mais sobre a viscossuplementação
clicando aqui.
Nos casos de um desgaste mais avançado, dificilmente teremos um bom resultado utilizando somente a viscossuplementação articular. Nestas situações, poderemos adotar também o bloqueio neural, ou neuromodulação.
A dor é um processo complexo que envolve a recepção de um estímulo, sua modulação, transmissão até o cérebro e sua interpretação. Quando o paciente sente dor na articulação, isto significa que os nervos que dão sensibilidade àquela região estão transmitindo estímulos de dor à medula espinhal e ao cérebro.
Então, um modo de diminuir as dores é adotar um tratamento não invasivo nos nervos que podemos realizar em consultório, geralmente, guiado por ultrassom.
Neste procedimento, aplicamos uma medicação em partes específicas dos nervos para que o estímulo doloroso seja menos transmitido desde a articulação doente, então, o paciente tenha menos dor.
Este é um procedimento bastante seguro e seus resultados costumam durar vários meses, a depender da técnica utilizada.
Assim, após a diminuição da inflamação e da dor, poderemos indicar a execução de uma reabilitação motora para auxiliar a recuperação da função da articulação.
A combinação de mais de uma técnica de tratamento potencializa os resultados obtidos e pode ajudar a postergar uma cirurgia pretendida em muitos casos.
Nessas situações, o acompanhamento contínuo será essencial e, para tal, contar com um ortopedista experiente é primordial.
Então, caso você esteja em uma situação na qual quer tentar outros tratamentos antes de realizar uma cirurgia, não deixe de procurar um
ortopedista especialista para lhe auxiliar!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.