Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Infiltração com corticoide: quando fazer?

27 de julho de 2021
Falar Via WhatsApp

Se você tem problema no ombro ou cotovelo, já deve ter ouvido sobre a infiltração com corticoide. Neste texto vamos falar quando ela é indicada e quando não é.

A infiltração é um procedimento no qual aplicamos, por meio de uma injeção, medicamentos dentro ou ao redor da articulação.


O intuito do procedimento é eliminar ou aliviar os sintomas de doenças ou lesões por certo período. No geral, seu efeito dura desde algumas semanas até vários meses. 


Podemos usar diversos medicamentos diferentes na infiltração, dentre eles o ácido hialurônico e o corticoide.


Neste texto, vamos abordar mais especificamente a infiltração com corticoide.


O que é o corticóide e qual sua função?

O corticoide é uma das substâncias que mais utilizamos nas infiltrações.


Também conhecido como corticosteroide, é uma substância sintética produzida com base em hormônios liberados pelas glândulas suprarrenais (imitação de uma substância natural do corpo).


Possui potente ação anti-inflamatória e, quando bem indicado, auxilia no controle da dor e mobilidade das articulações.


Dessa maneira, quando estivermos diante de um problema de inflamação e dor das estruturas, a infiltração com corticoide poderá ser uma excelente opção.


Devemos ressaltar que o ideal é associarmos esse procedimento a outras técnicas. Por exemplo, após controlar os principais sintomas com a infiltração, indicamos a fisioterapia para fortalecer e recuperar a função da articulação.


Além disso, é importante lembrar que o corticóide pode ter um efeito negativo quando estamos diante de estruturas já lesionadas. Isso porque, ele atrapalha a síntese de tecido no local, ou seja, atrapalha a cicatrização de lesões de tendões e ligamentos principalmente.


Assim, se estivermos diante de uma lesão parcial do tendão do manguito rotador ou uma lesão do tendão no cotovelo (epicondilite lateral/cotovelo de tenista com lesão parcial do tendão, epicondilite medial com lesão parcial do tendão), por exemplo, a infiltração com corticóide até pode melhorar a dor, mas haverá uma grande chance de aumentarmos a lesão do tendão após alguns meses.


Então, para estes casos indicamos um procedimento que chamamos viscossuplementação, que consiste na injeção de ácido hialurônico (substância naturalmente presente no corpo humano que auxilia a lubrificação e estimula a produção de colágeno) na articulação. Este procedimento favorece a cicatrização e diminui a produção de mediadores inflamatórios de maneira “mais natural”.


Temos um artigo completo sobre este assunto e você poderá ler
clicando aqui.


Assim, é importante que fique claro que a infiltração de corticoide deve ser indicada de maneira muito responsável. Ela serve para diminuir a inflamação e a dor, mas não para regenerar os tecidos. É particularmente útil nas crises de osteoartrite,por exemplo.


Como fazemos a infiltração com corticoide?

A infiltração com corticoide pode ser feita em ambientes clínicos adequados ou no centro cirúrgico.


Aplicamos uma anestesia local para que o procedimento seja mais confortável ao paciente.


Durante a infiltração podemos nos guiar por exames de imagem, como ultrassom, radiografia ou tomografia nos casos em que exista perda da anatomia original por um desgaste muito acentuado, por exemplo, ou mesmo em articulações mais profundas.


O procedimento costuma levar cerca de 15 minutos e o paciente vai para a casa logo após executá-lo.


Normalmente, recomendamos um repouso de cerca de 24 a 48 horas, a depender de cada situação.


Na maioria dos casos, os resultados podem demorar alguns dias ou semanas para aparecer, mas, quando surgem, o alívio da dor costuma ser bastante significativo.


Lembrando que a infiltração no ombro e cotovelo é um procedimento minimamente invasivo e não são esperados efeitos colaterais.


Na
nossa clínica cuidamos do seu ombro e cotovelo com muita responsabilidade, fazendo um diagnóstico preciso para indicar o tratamento mais adequado.


Lembre-se sempre que podemos controlar ou eliminar grande parte das dores. Não deixe de procurar auxílio médico!


Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 de outubro de 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: