Ambas as lesões costumam ocorrer em pacientes que praticam esportes ou após acidentes, como quedas ou batidas de carro, por exemplo.
Apesar de ambos os termos serem muito confundidos, estas lesões são completamente diferentes e demandam atenção distinta.
Em primeiro lugar, é preciso entender que nosso ombro é formado, basicamente, pelos ossos, articulação (estruturas que conectam os ossos), tendões e músculos.
A partir disso, conseguimos compreender a diferença entre a luxação ou contusão do ombro.
A luxação de ombro é uma lesão que ocorre quando esta articulação se desloca / desencaixa.
Assim, quando estamos diante de uma luxação, isso significa que ocorreu um deslocamento do úmero (osso do braço) em relação à glenóide (parte da escápula que serve para articular o tronco com o braço).
A articulação do ombro pode sofrer 2 tipos de luxação, a anterior e a posterior, sendo que cada uma poderá desencadear lesões específicas.
Ao sofrer uma luxação, o paciente sofrerá dor intensa e dificuldade de movimentação. Além disso, o ombro poderá ficar com aspecto deformado.
Devemos destacar que a luxação do ombro é uma lesão séria que pode trazer danos a outras estruturas, como por exemplo, os tendões. Com recidivas leva ao desgaste precoce, perda da função e dor limitante para atividades (artrose ou osteoartrite).
Assim, demanda um atendimento de emergência e tratamento focado, conforme as condições do paciente.
A contusão no ombro é uma lesão menos complexa que costuma ocorrer com maior frequência do que a luxação.
No geral, a contusão ocorre devido uma pancada direta e afeta os músculos do ombro, não chegando a interferir na articulação propriamente dita. Assim, não costuma afetar os ossos, tendões e outras estruturas do ombro. É o resultado de uma “pancada”.
Quando ocorre, o paciente pode sofrer dor, inchaço, hematoma e até dificuldade para mover o ombro.
No entanto, a maioria dos sintomas regridem naturalmente, sendo necessária pouca intervenção para a recuperação do paciente.
Como dissemos, a luxação do ombro é uma lesão séria que demanda atendimento de emergência.
No atendimento inicial, avaliamos a extensão da lesão e, quando necessário, fazemos a manobra necessária para colocar o ombro de volta no seu lugar.
Logo após, devemos seguir com o tratamento adequado, a depender de cada caso.
Então, em algumas situações adotamos um tratamento conservador com uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e afastamento das atividades que causaram o problema até que a lesão seja solucionada.
Além disso, em muitos casos pode ser necessária a realização de uma cirurgia para reparar os danos das estruturas mais importantes da articulação.
Temos um artigo completo sobre o tratamento da luxação do ombro e você poderá ler clicando aqui.
Já nos casos de contusão, assim que ela ocorre é importante colocar uma compressa de gelo no local para controlar a dor e o inchaço.
Dependendo do grau da contusão, ela se cura sozinha. No entanto, caso o paciente sinta dores ou outros sintomas por dias seguidos, será preciso procurar um médico especialista.
O tratamento poderá contemplar o uso de medicamentos, repouso e compressas frias e em alguns dias o paciente já estará recuperado.
Como vimos, apesar de serem termos que geram confusão, a luxação e a contusão do ombro são lesões muito diferentes.
Na nossa clínica cuidamos de todos os problemas do ombro, sempre visando a recuperação do paciente para que ele volte a viver com qualidade e bem-estar.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.