A tendinite ocorre quando o tendão sofre uma lesão ou uma inflamação. Lembrando que o tendão é uma estrutura resistente que liga o músculo aos ossos e auxilia o movimento.
Então, em grande parte dos casos, esta doença está relacionada aos movimentos repetitivos ou à sobrecarga, seja no trabalho ou até nas práticas esportivas.
Ainda hoje, algumas causas da tendinite são desconhecidas. No entanto, sabemos que esforços contínuos ou a sobrecarga fazem com que os tendões sofram alguns machucados que desencadeiam o processo inflamatório.
Além disso, caso o paciente esteja com seus músculos fracos, isso poderá favorecer a sobrecarga do tendão.
Existem ainda outras causas, por exemplo:
No geral, a tendinite causa sintomas como dor, limitação dos movimentos, fraqueza, inchaço e formigamento.
Assim, caso você trabalhe frequentemente no computador e sinta esses sintomas, será preciso procurar um ortopedista.
A prevenção da tendinite é uma das melhores formas de agir e existem algumas medidas que podemos adotar para isso.
Assim, especificamente para aquelas pessoas que trabalham frequentemente no computador, uma das formas de prevenção será utilizar o mouse vertical.
Diferente dos mouses tradicionais, que forçam uma rotação do punho e do braço, o mouse vertical permite que o indivíduo trabalhe com uma posição neutra do punho, cotovelo e ombro.
Dessa maneira, há uma redução na demanda dos músculos e tendões da região, favorecendo a prevenção da doença.
Inclusive, podemos recomendar que pacientes que estão tratando a tendinite passem a utilizar estes mouses.
Claro que podemos adotar uma série de outras medidas de prevenção, por exemplo:
O tratamento da tendinite poderá envolver diversas ações, por exemplo:
Não tratar a tendinite ou tratar de forma inadequada pode levar a complicações, como por exemplo, o rompimento dos tendões, problema mais sério que causará incapacidade para realizar as atividades e poderá demandar intervenção cirúrgica.
Então, caso você trabalhe por muitas horas em frente ao computador, busque prevenir este problema.
Caso precise, consulte um ortopedista especialista para lhe auxiliar.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.