Inicialmente, precisamos entender que o ombro não possui um único nervo e sim um conjunto deles. O plexo braquial é uma estrutura na região do pescoço e do ombro formada pela união dos nervos que saem da medula na região cervical em direção ao membro superior.
Ou seja, esses nervos atendem o ombro, braço, antebraço, cotovelo e as mãos, sendo responsáveis por trazer sensibilidade e motricidade para o membro superior.
Diversos são os problemas que podem afetar esses nervos e vamos aqui falar daqueles principais.
Os discos intervertebrais da coluna são estruturas cartilaginosas e elásticas com função de evitar o atrito entre as vértebras, além de amortecer o impacto na coluna.
Pode ocorrer destes discos saírem do lugar ou se romperem, criando uma protuberância para fora. Quando isso acontece, pode comprimir uma raiz nervosa que atende o membro superior.
Geralmente, se a hérnia de disco ocorre na porção cervical da coluna, ela irá gerar dor no pescoço e também uma dor que chamamos de dor irradiada para o ombro e o braço.
Quando o paciente chega no consultório com queixa de incômodos no braço e na região do ombro e pescoço, podemos suspeitar de alguma compressão de nervo na coluna cervical. Assim, será possível direcionar o diagnóstico e identificar qual o problema ele possui.
A herpes zoster é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicella-Zoster que pode se instalar nas terminações nervosas que atendem o ombro e os braços.
Então, uma infecção por este vírus gera uma alteração da funcionalidade daquela raiz neural causando dor e formigamento naquele caminho específico.
Além disso, o paciente poderá observar o surgimento de algumas lesões na pele que se assemelham a pequenas bolhas avermelhadas na região acometida pelo vírus.
Nestes casos, indicamos que procure um médico dermatologista ou infectologista, responsáveis pelo tratamento desta doença.
Este é um problema mecânico que acontece quando o plexo braquial, aquele conjunto de nervos que vem da região cervical para se direcionar ao membro superior, sofre uma compressão.
No geral, pode ocorrer devido a alterações anatômicas na região, encurtamentos musculares, traumas ou lesões repetitivas, principalmente aquelas com os braços levantados acima dos ombros.
Assim, como principais sintomas o paciente poderá sentir dor, fraqueza e formigamento no ombro, braços e mãos.
O cisto no ombro ocorre caso a cápsula articular tenha alguma variação em sua forma, como uma reentrância, e passe a acumular líquido sinovial na região.
No geral, este cisto ocorre no ombro em decorrência de lesões do labrum da glenóide, que quando lesionada compromete a “vedação” do ombro.
Então, o cisto pode acabar comprimindo os nervos que passam no local gerando dor, formigamento, fraqueza e até dificuldade de movimentação do ombro ou do braço.
Essa é uma inflamação do plexo braquial, ou seja, do conjunto de nervos que passa pelo ombro e atende o membro superior.
Geralmente, esta inflamação acontece sem uma causa definida, como uma infecção, lesão ou outra doença que o paciente teve.
O principal sintoma desta síndrome é a dor, que logo em seguida evolui para uma fraqueza no território acometido. Assim, poderá gerar dificuldade para rodar o braço para fora ou para colocar o braço para cima, por exemplo.
Além disso, após um período, pode acarretar uma atrofia no grupo muscular que é inervado pelo nervo acometido.
Normalmente, ao examinar o paciente conseguimos identificar uma assimetria em algum dos músculos da região, sendo que o lado afetado se apresenta mais atrofiado.
Esta é uma patologia que costuma ter um curso de alguns meses e, em alguns casos, até mais de 1 ano, sendo que boa parte das vezes tem uma remissão espontânea.
No entanto, a maioria dos casos necessita de tratamentos específicos, principalmente, para combater a dor, fraqueza e atrofia.
A importância de executar um bom diagnóstico nos casos de dor no nervo do ombro
Como vimos, diversos podem ser os motivos que causam a dor no nervo do ombro.
Então, quando o paciente chega no consultório com queixas que nos levam a suspeitar de lesões nos nervos, devemos fazer uma avaliação minuciosa.
Assim, poderemos lançar mão de exames, como raio x, ressonância magnética e a eletroneuromiografia para identificar o problema e sua extensão.
Isso porque, cada doença apresenta tratamentos muito distintos e é essencial conhecer bem o quadro do paciente para adotar uma terapia realmente eficaz.
Além disso, pode ocorrer do paciente não ter uma doença que acometa os nervos, mas sim outros problemas como a síndrome do manguito rotador, síndrome miofascial, subluxação, entre outros.
Na nossa clínica temos profissionais especializados que poderão te ajudar nestes casos.
Não deixe de procurar auxílio assim que notar incômodos, quanto antes você iniciar o tratamento, menores as chances de complicações.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.