Uma avaliação individualizada com um bom especialista em ombro é essencial para um diagnóstico confiável e o estabelecimento de tratamentos eficazes.
Dependendo do tipo de lesão no manguito rotador é possível que sua recuperação possa ser realizada em casa com supervisão médica ocasional em visitas ao consultório do(a) ortopedista associadamente a um bom programa de reabilitação, claro.
Inicialmente pode ser recomendado repouso, crioterapia e outras estratégias não invasivas.
Tratamentos conservadores, como repouso, gelo e fisioterapia, às vezes são tudo o que você precisa para se recuperar de uma lesão do manguito rotador. Em lesões iniciais o objetivo é controlar a dor.
Com inflamação e dor sob controle, exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos e tendões do manguito rotador podem ser iniciados. Assim como outras estruturas musculares e tendíneas, quando queremos condicionar o manguito rotador, precisamos de treino físico e estímulo ao trofismo através de alongamento e fortalecimento, parecido com o que se faz em academias de musculação, porém com o objetivo de cicatrizar uma lesão e melhorar a estrutura dos tecidos ao invés da tradicional hipertrofia estética habitual nas academias.
Se a sua lesão for grave, você pode precisar de cirurgia.
Se os tratamentos conservadores não reduzirem sua dor, seu(ua) médico(a) pode recomendar uma injeção de medicação anti-inflamatória e/ou anestésica na articulação do ombro, especialmente se a dor estiver interferindo em seu sono, atividades diárias ou no seu desempenho na fisioterapia.
Injeções de corticoides não costumam ser muito utilizadas, devem ser usadas com cautela, pois podem contribuir para o enfraquecimento do tendão principalmente em lesões parciais e podem diminuir o sucesso da cirurgia, caso esteja nos períodos iniciais pós operatório.
Os portais mais utilizados para o procedimento são o posterior para infiltração glenoumeral e o lateral na subacromial.
Infiltrações subacromiais são indicadas especialmente para tratamento de tendinopatias do manguito e bursites, realizadas pelo portal lateral, em ambiente ambulatorial é um procedimento bastante seguro e simples para especialistas da área.
As infiltrações glenoumerais são indicadas especialmente para artrose glenoumeral, com combinação de corticoide e anestésico, realizadas, em sua maioria, ambulatorialmente. Pode-se associar viscossuplementação (lubrificantes artificiais) para otimizar o resultado nos casos de artrose e outras lesões de cartilagem, principalmente.
A maioria dos procedimentos é realizada ambulatorialmente sem auxílio de métodos de imagem.
Uma complicação do procedimento é a dor que algumas pessoas podem ter no dia da aplicação da medicação e até 48h após, apesar de pouco frequente pode ocorrer.
Um programa de reabilitação com exercícios supervisionados é eficaz e pode ser considerado como a primeira opção em casos de pacientes com tendinite do manguito rotador e bursite.
Para rupturas do manguito rotador, a fisioterapia ou outros programas de treino não serão capazes de cicatrizar as lesões transfixantes, mas podem ajudar a cicatrizar alguns tipos de lesões parciais superficiais principalmente. Apesar disso, a fisioterapia pode ser útil para diminuir inflamação e dor e melhorar o alongamento mesmo nas lesões completas (transfixantes).
A fisioterapia é geralmente um dos primeiros tratamentos que seu(ua) médico(a) pode sugerir. Os exercícios adaptados ao local específico da lesão do manguito rotador podem ajudar a restaurar a flexibilidade e a força do ombro. A fisioterapia também é uma parte importante do processo de recuperação após a cirurgia do manguito rotador.
Depois que o inchaço diminuir e seu braço não estiver mais dolorido ao se mover, alguns exercícios podem ajudar a curar e prevenir problemas como “ombro congelado” ou perda de amplitude de movimento.
Em nossa clínica oferecemos um programa de reabilitação para manguito rotador elaborado através de minuciosa revisão sistemática da literatura e vasta experiência clínica.
Muitos tipos diferentes de cirurgias estão disponíveis para lesões do manguito rotador, incluindo:
Neste procedimento, o(a) cirurgião(ã) insere uma pequena câmera (artroscópio) e ferramentas através de pequenas incisões para reconectar o tendão rompido ao osso.
Na pele, são feitos pequenos orifícios (geralmente 3 ou 4 furos com menos de 1 cm cada) ao invés de cortes. Colocamos soro fisiológico na articulação para criação de espaço e possibilitar avaliar as diversas estruturas dentro e fora da articulação do ombro.
Neste tipo de procedimento é possível complementar diagnósticos com a maior precisão, realizar reparos das diversas estruturas da articulação do ombro como manguito rotador (tendão supra espinhal, subescapular, infra espinhal, principalmente), labrum da glenóide, bursite, tendinites, reparos ligamentares, síndrome do impacto, sinovite, artrose acromioclavicular, retirada de corpos livres, tratamentos da porção longa do bíceps, dentre outras.
A recuperação e a reabilitação após o procedimento por vídeo é precoce (como início em 1 ou 2 semanas por exemplo) por ser de baixa agressão ao corpo. Além disso, raramente se observam complicações deste procedimento.
Em algumas situações, um reparo aberto do tendão pode ser uma opção. Nesses tipos de cirurgia, o cirurgião faz uma incisão maior para reconectar o tendão danificado ao osso.
Esta técnica está gradualmente sendo abandonada devido ao desenvolvimento crescente da artroscopia (cirurgia por vídeo).
Para alguns tipos de lesão, podemos optar pela reconstrução da cápsula superior para reparo de lesões do tendão supraespinhal irreparáveis por artroscopia. Neste procedimento utilizamos algum tendão auxiliar para reconstruir a região superior do ombro e evitar uma cirurgia mais agressiva como a substituição completa da articulação (artroplastia).
Se o tendão rompido estiver muito danificado para ser recolocado no osso do braço, os cirurgiões podem decidir usar um tendão próximo como substituto ou como adjuvante na função do tendão danificado. Chamamos isto de transferência tendínea.
Lesões maciças do manguito rotador podem exigir cirurgia de substituição do ombro. Para melhorar a estabilidade da articulação artificial, um procedimento com aplicação crescente nos últimos anos (artroplastia reversa do ombro) devido aos excelentes resultados observados instala a parte esférica da articulação artificial na omoplata e a parte do soquete no osso do braço. A artroplastia ou prótese reversa do ombro é o tratamento de escolha para a maioria das lesões irreparáveis do manguito rotador por possibilitar ótimo controle da dor com bom retorno à função da articulação.
O manguito rotador é uma estrutura complexa que envolve um grupo de músculos e tendões que pode sofrer traumas, desgaste natural ou acidentes. Apesar de algumas lesões poderem ser tratadas por técnicas não invasivas, algumas vezes pode ser necessário intervenção cirúrgica.
Deixar uma lesão no manguito rotador sem cuidados pode torná-la irreparável e exigir uma substituição de toda articulação. Isto significa que as lesões do manguito rotador que não são tratadas adequadamente têm a tendência a aumentar o tamanho da falha (lesão), aumentar a atrofia do músculo e do tendão (lipossubstituição) e diminuir a elasticidade com o passar do tempo.
Logo, negligenciar uma lesão do manguito rotador pode levar ao comprometimento crescente da força, elasticidade e causar dor e impotência cada vez mais significativas para a articulação.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.