Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

O que pode ocorrer em uma queda sobre o ombro?

1 de setembro de 2020
Falar Via WhatsApp

Geralmente associada à corrida de rua, bike, Rúgbi, futebol e outros esportes de quadra ou acidentes com moto, a queda sobre o ombro pode ocasionar lesões sérias nesta articulação.

Confira abaixo as lesões mais reincidentes com relação ao ombro:


Luxação acromioclavicular (ou LAC)

Ocorre após trauma que atinge a porção lateral do ombro e força o acrômio para baixo em relação à clavícula, lesionando os ligamentos que seguram a clavícula junto ao restante do ombro (ligamentos coraco-claviculares e acrômio-claviculares). Existem vários graus da luxação acromioclavicular (articulação deslocada) e nos tipos mais graves, pode causar deformidade e limitação funcional com dor e falta de força.


Fratura da clavícula

Acontece quando o trauma atinge a parte superior do ombro (sobre a clavícula), menos lateral que nos casos de LAC (que atinge o acromio). Causa dor imediata que melhora com imobilização do membro.


Luxação gleno-umeral anterior (ombro deslocado para frente)

Causada por impacto na parte posterior que leva a cabeça do úmero a sair do seu encaixe (na glenoide) ou causada por tentativa de proteger a queda com torção da articulação e deslocamento. Nas duas situações ocorre lesão dos ligamentos (gleno-umerais) e da cartilagem que estabiliza está articulação (lábio ou labrum da glenoide lesão de Bankart).


Lesão do Manguito Rotador

Os tendões do do ombro são rompidos quando ocorre uma tentativa da pessoa se proteger da queda, exercendo um esforço elevado sobre a articulação;


Luxação gleno-numeral posterior (ombro deslocado para trás)

É causado por tentativa de apoiar a mão para evitar a queda, resultando em força para posterior no ombro que rompe os ligamentos (gleno-umerais) e a cartilagem (lábio ou labrum da glenoide – lesão de Bankart reversa) que mantém a estabilidade articular.



Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Fisioterapia após cirurgia de ombro: será que é necessário fazer muitas sessões?
21 de novembro de 2024
Quer saber como fica a Fisioterapia Após Cirurgia do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: