Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Sentir dormência no ombro é normal?

dez. 29, 2022
Falar Via WhatsApp

Nem sempre a dormência no ombro significa que temos alguma alteração na articulação ou outro problema de saúde e nesse texto falaremos mais sobre o assunto!


A sensação de dormência em alguma parte do nosso corpo é bastante incômoda e cada pessoa pode ter percepções diferentes, por exemplo,  o latejar, o formigamento, a diminuição do tato e até a dor.


Muitas vezes, esta dormência é passageira e, em outros casos, mais duradoura. Então, é preciso estar atento a este sintoma para diferenciar quando ele é normal ou quando pode sinalizar algum problema de saúde.


Como saber se a dormência no ombro é normal?



Geralmente, quando sentimos uma dormência passageira e associada a alguma situação específica, ela tende a ser normal.


Por exemplo, se deitamos em cima do braço ou ficamos por muito tempo segurando um objeto ou um apoio, sentir dormência no ombro, braço e até nas mãos por um curto período não é preocupante.


Isso porque, nessas situações podemos comprimir momentaneamente os nervos que passam pela articulação e, então, sentimos o incômodo.


Além disso, em determinadas posições podemos até mesmo reduzir a circulação sanguínea na região, o que também causa este desconforto.


No entanto, a sensação deve passar tão logo o estímulo que estava a provocando finalize.


Em outras situações, o paciente pode sentir a dormência com maior frequência e de forma mais duradoura. Além disso, este desconforto pode ocorrer sem motivo específico ou devido a uma leve demanda da região.


Nesses casos, será fundamental procurar um ortopedista para avaliar o que pode estar por traz do incômodo.  


Quais problemas de saúde podem causar a dormência no ombro?


Diversos são os problemas que podem causar a dormência no ombro e, muitas vezes, eles estão associados a condições em outras partes do nosso corpo.


Geralmente, este sintoma ocorre devido a alguma compressão dos nervos que se originam na coluna e passam pela região. Porém, poderemos também estar diante de quadros associados a problemas circulatórios ou até mesmo a falta de nutrientes.


Assim, podemos citar como principais causas da dormência no ombro, braço e mãos:


  • Problemas na coluna, como a hérnia de disco e a artrose;
  • Compressão de nervo ao nível do cotovelo (compressão do nervo ulnar ou síndrome do túnel cubital)
  • Compressão do nervo mediano ou síndrome do túnel do carpo
  • Herpes Zoster, doença infecciosa na qual o vírus Varicella-Zoster se instala nas terminações nervosas que atendem o ombro e os braços;
  • Cisto no ombro, que pode comprimir os nervos locais conforme seu tamanho e localização;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico, problema mecânico que acontece quando o plexo braquial (conjunto de nervos que vem da região cervical para se direcionar ao membro superior) sofre uma compressão devido a alterações anatômicas na região.


Dessa forma, fazer um diagnóstico preciso é fundamental para chegar na causa exata do problema.


Como avaliamos o que causa este incômodo?


Quando o paciente chega no consultório com esta queixa, buscamos compreender seu quadro clínico e histórico de saúde. Então, faremos um exame físico detalhado em busca de possíveis alterações ortopédicas na coluna ou nos membros superiores.


Se necessário, solicitaremos exames complementares com base nas suspeitas iniciais. Algumas opções são a eletroneuromiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.


Em situações mais específicas e menos comuns, poderemos encaminhar o paciente para outras especialidades, como o cardiologista ou médico vascular.


O mais importante será fazer uma avaliação criteriosa para identificar a causa deste incômodo e, assim, definir o tratamento mais apropriado.


Então, caso você sinta dormência no ombro, braço ou nas mãos com frequência, sem um motivo consistente e/ou por longos períodos, procure atendimento médico especializado!


Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Por que a bursite do ombro dói?
01 ago., 2024
Você quer entender por que a Bursite do Ombro Dói? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor acromioclavicular: como aliviar?
27 jun., 2024
Quer saber qual a causa e como aliviar a Dor Acromioclavicular? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamentos para artrose no ombro: conheça os principais
04 abr., 2024
Você quer saber quais são os principais Tratamentos para Artrose no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica.
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Manguito rotador após cirurgia: quanto tempo de dor no pós-operatório?
19 set., 2024
Quer saber por quanto o paciente sente dor no Manguito Rotador Após Cirurgia? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Escápula: o alicerce do ombro
29 ago., 2024
Quer entender a importância da Escápula na proteção do ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Rotura do manguito rotador no idoso: por que o envelhecimento aumenta o risco de lesões?
22 ago., 2024
Quer saber as causas da Rotura do Manguito Rotador no Idoso? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Saúde articular do ombro: como preservar e manter o funcionamento do corpo?
15 ago., 2024
Quer saber como preservar a Saúde Articular do Ombro durante o treino? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: