A epicondilite lateral é uma condição na qual um ou mais tendões da região do epicôndilo lateral do cotovelo inflamam e sofrem uma resposta fibroblástica e vascular, conhecida como degeneração angiofibroblástica.
Assim, além da inflamação, o tendão sofre uma falha da cicatrização, levando à formação de um tecido defeituoso que atrapalha a regeneração das estruturas doentes.
Nesses casos, o paciente sente dor na região lateral do cotovelo que costuma piorar com movimentos de extensão do punho e dos dedos e ao agarrar objetos.
Além disso, poderá sentir rigidez, perda de força e dificuldade para esticar o cotovelo completamente.
Então, o tratamento adequado é fundamental para resolver o quadro e devolver a qualidade de vida ao indivíduo.
A infiltração é um procedimento no qual aplicamos medicamentos dentro ou ao redor da articulação por meio de uma injeção.
Podemos usar diversas substâncias diferentes, dentre elas o ácido hialurônico e o corticoide, a depender de cada caso.
Especificamente quando estamos diante da epicondilite lateral, indicaremos a infiltração com bioestimuladores, principalmente o ácido hialurônico, para estimular a recuperação dos tendões.
Isso porque, esta substância ativa a produção de colágeno que forma os tendões, melhora a lubrificação da bainha do tendão (de onde vem sua nutrição vascular), diminui a inflamação e auxilia na regeneração de tecidos.
Além disso, após realizar o procedimento, será preciso adotar uma reabilitação bem estruturada para solucionar em definitivo a lesão do paciente.
Neste ponto, destacamos que a realização de infiltração com corticoide é um ponto de alerta para o tratamento desta condição.
O corticoide é uma das substâncias mais utilizadas nas infiltrações, dada sua alta ação anti-inflamatória.
Todavia, pode ter um efeito negativo quando temos estruturas já lesionadas. Isso porque, ele atrapalha a síntese de tecido no local, ou seja, pode dificultar a cicatrização de lesões nos tendões e ligamentos.
Então, quando estamos diante da epicondilite lateral, condição na qual o tendão do cotovelo está danificado, a infiltração com corticóide pode dificultar a cicatrização e até aumentar a lesão do tendão após alguns meses. O mais comum é ter uma melhora momentânea e passageira quando voltam a aparecer os sintomas após 1 a 2 meses.
Ou seja, não tende a ser um tratamento interessante, salvo raras exceções!
Isso não quer dizer que a infiltração no cotovelo com corticoide não seja útil para outros quadros clínicos, mas especificamente para a epicondilite lateral não é a melhor opção.
Já a aplicação de ácido hialurônico feita com a medicação correta e com técnica adequada costuma ter excelentes resultados inclusive a longo prazo.
Temos um artigo no Blog que fala com mais detalhes sobre a infiltração com corticoide.
Neste ponto, fica evidente a importância de consultar um
ortopedista especialista quando sentir dores no cotovelo.
Isso porque, esse profissional será o responsável por fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento e, caso tenhamos uma indicação errada, poderá até agravar o quadro do paciente.
Então, esteja atento aos sinais do seu corpo e, se for necessário, procure um profissional de confiança para te ajudar!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.