Isso porque, quando o paciente tem esses sintomas, pode não apresentar um problema exatamente nas articulações do ombro ou da mão, mas sim na coluna.
Sabemos que essa é uma informação que pode gerar certa confusão, mas o fato é que os nervos que percorrem nosso corpo tem sua origem na coluna e neste texto explicaremos mais sobre o assunto.
Inicialmente, precisamos compreender que, quando estamos diante de dor e formigamento, possivelmente, temos alguma condição que afeta os nervos.
Inclusive, nosso ombro não possui um único nervo e sim um conjunto deles. O plexo braquial é uma estrutura formada pela união dos nervos que saem da medula na região cervical em direção aos braços.
Dessa forma, esses nervos se originam na coluna e passam pelo ombro, braço, antebraço, cotovelo e as mãos e são responsáveis pela sensibilidade e motricidade do membro superior.
Então, pode ocorrer do paciente ter algum problema que afeta a raiz dos nervos na coluna cervical e sentir os incômodos nas regiões pelas quais eles passam.
Esta situação é bastante comum e chamamos estes sintomas de referidos ou irradiados. Ou seja, são incômodos que sentimos em um local distante do ponto de origem, mas que mantém relação com o ponto do estímulo primário.
Diversas são as doenças na coluna que podem gerar esta situação, por exemplo, a artrose, hérnia de disco e osteofitose (bicos de papagaio).
Existem ainda outros problemas que não ocorrem na coluna e causam estes sintomas, como o Herpes Zoster, os cistos no ombro e a Síndrome de Parsonage Turner.
Você poderá ler mais sobre estas outras condições que geram a dor e o formigamento no nervo do ombro no nosso Blog.
Diante de tantas possibilidades, quando o paciente chega no consultório com esta queixa, precisamos fazer um diagnóstico detalhado para chegar na real causa da dor e indicar o tratamento mais adequado.
Para tal, analisamos sua história clínica, fazemos um exame físico e podemos solicitar exames adicionais, como raio X e ressonância magnética, para identificar o tipo e a localização da lesão.
O tratamento será individualizado, pois dependerá do diagnóstico do paciente.
Normalmente, quando estamos diante de doenças ou lesões na coluna, adotaremos um tratamento não cirúrgico que poderá contemplar:
Em situações mais específicas, a cirurgia será necessária. Por exemplo, caso o estejamos diante de um quadro que não cura com o tratamento conservador e/ou se o paciente apresenta déficits neurológicos, como a perda de força progressiva.
Por isso, é fundamental procurar um ortopedista especialista ao sentir dor e formigamento no ombro e nas mãos.
Somente assim poderemos fazer um diagnóstico detalhado e propor um tratamento eficaz para devolver a qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.