Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa

out. 10, 2024
Falar Via WhatsApp

Você já ouviu falar no uso de células-tronco no ombro?

A medicina regenerativa tem revolucionado o campo da ortopedia, oferecendo novas possibilidades para pacientes que sofrem de lesões e condições como a artrose e as patologias do manguito rotador.


Entre as abordagens mais promissoras está o uso de células-tronco, que têm o potencial de potencializar a cicatrização de tecidos danificados e restaurar a função articular.


No caso específico do ombro, as terapias com células-tronco se apresentam como uma alternativa inovadora e menos invasiva às tradicionais opções cirúrgicas. Chamamos de potencializador biológico para nossos tratamentos.


Então, acompanhe esse artigo para entender como a técnica pode ser aplicada para tratar lesões no ombro, seus benefícios e o que esperar desse tratamento de ponta!


Como realizamos o tratamento com células-tronco no ombro?


Utilizamos esse tratamento, principalmente, nas lesões de cartilagem (artrose) e nas lesões de tendões como as do manguito rotador.


Ele é indicado para quem está começando a desenvolver artrose, mas não é adequado para artrose avançada.


Assim como nos casos do manguito rotador em em que tem melhor indicação para casos com roturas parciais.


O procedimento pode ser realizado no centro cirúrgico ou no consultório a depender do tipo de lesão e de paciente que faremos o tratamento.


Centro cirúrgico:


No centro cirúrgico, tratamos lesões mais extensas de cartilagem principalmente. Neste caso, realizamos uma artroscopia através da qual, inicialmente, preparamos a região da lesão.


Ou seja, a área onde há uma falha de cartilagem na cabeça do úmero (parte superior do osso do braço que se articula com a escápula no ombro) é tratada para expor o osso subjacente. 


Então, removemos o tecido fibrótico de cicatrização inadequada e fazemos pequenos furos no osso para que ele fique bem vascularizado e possa receber o enxerto adequadamente.


Em seguida, realizamos um aspirado de medula óssea, geralmente do próprio ombro, e aplicamos células mais jovens e mais potentes (células- tronco) no local com o objetivo de formar uma nova cartilagem. 


As células-tronco possuem a capacidade de se diferenciar em diversos tipos de tecidos, promovendo a regeneração da área lesionada.


Consultório:


Caso o procedimento seja realizado no consultório, não fazemos o preparo cirúrgico da região lesionada, como ocorre quando realizamos a artroscopia.


Nesta situação, fazemos a coleta das células tronco da medula ()na região da bacia por exemplo) e aplicamos diretamente na região da lesão para otimizar a cicatrização.


Este método é menos invasivo e pode ser adequado para lesões menos graves ou que não exijam um desbridamento cirúrgico.


Para quais situações o tratamento com células-tronco no ombro é indicado?


O tratamento com células-tronco no ombro é indicado para algumas condições ortopédicas, principalmente aquelas relacionadas a lesões e degenerações dos tecidos articulares de cartilagem e para lesões do manguito rotador.


Por exemplo, algumas lesões selecionadas no manguito rotador podem se beneficiar da aplicação de células-tronco para promover a cicatrização dos tecidos. Estamos falando principalmente das lesões parciais e sem fatores mecânicos associados (instabilidade, síndrome do impacto subacromial, etc).


Para epicondilite lateral, uma condição conhecida como "cotovelo de tenista", dependendo de alguns fatores, também podemos realizar o tratamento localmente no consultório, sem a necessidade de preparo cirúrgico.


A escolha deste método e sua realização no consultório ou centro cirúrgico dependerá de cada caso.



É importante ressaltar que o tratamento com células-tronco deve ser considerado após uma avaliação completa por um especialista em ortopedia, que poderá determinar a adequação do tratamento com base no quadro clínico específico do paciente.



Quais outros tratamentos não-cirúrgicos estão disponíveis para tratar a artrose?


Existem diversas opções de tratamento não-cirúrgico disponíveis para a artrose, que podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a função articular.


Aqui estão algumas das principais:


Uso de medicamentos


Atualmente, dispomos de uma ampla gama de medicamentos e suplementos, escolhidos conforme o perfil de cada paciente.


Para a maioria dos casos de artrose no ombro, os melhores resultados no alívio da dor são alcançados com medicamentos específicos para dor crônica, em vez de analgésicos destinados ao uso esporádico.


Infiltração


Para tratar a inflamação, podemos fazer a infiltração no ombro com ácido hialurônico, um lubrificante natural presente em articulações saudáveis, mas que se perde devido à artrose.


Bloqueio de nervos


Para casos de artrose mais avançada onde a cirurgia não é uma opção, utilizamos o bloqueio de nervos.


Esta técnica visa reduzir ou desligar a função de certos nervos do ombro responsáveis pela dor, administrando anestésicos em áreas específicas para diminuir a transmissão dos sinais, proporcionando alívio.


Todos esses tratamentos ajudam a aliviar a dor e, alguns, a melhorar a amplitude de movimento.


A melhora da dor é fundamental para que o paciente recupere seu bem-estar, tenha melhor qualidade sono e retome suas atividades cotidianas.


No entanto, em casos mais avançados, a mobilidade pode não melhorar significativamente. 


Neste tipo de situação, pode ser necessário considerar a cirurgia para reconstruir a anatomia da articulação.


No nosso blog, temos um artigo completo sobre o tratamento sem cirurgia para artrose no ombro, acesse e saiba mais!


E se eu não tratar a artrose, quais podem ser as consequências?


Pacientes com artrose no ombro, muitas vezes, se questionam sobre a necessidade de tratamento, especialmente quando a dor não é intensa.


Porém, é importante entender que a degeneração das estruturas do ombro tende a se agravar com o tempo, resultando em perda significativa de movimento e força.


Eventualmente, a dor se intensifica e torna-se mais difícil de tratar.


Reforçamos que a artrose é uma condição progressiva, ou seja, sem intervenção o desgaste articular pode piorar, tornando os sintomas mais severos e potencialmente incapacitantes.


Em casos avançados, a falta de tratamento inicial pode levar à necessidade de uma cirurgia de substituição articular, conhecida como artroplastia do ombro.


No nosso site, temos um artigo para você que quer entender as consequências da artrose no ombro sem tratar, acesse para ler!


Portanto, dada a complexidade e a progressão dessa condição, é fundamental procurar a orientação do especialista em ombro.


Marcar uma consulta com esse profissional te ajudará a obter um diagnóstico preciso e definir um plano de tratamento personalizado, visando preservar a qualidade de vida e a funcionalidade do ombro.



Então, se você já possui um diagnóstico de artrose, não perca mais tempo e agende uma consulta com o ortopedista agora mesmo!


Qual a idade inicial da artrose do ombro?
26 set., 2024
Quer saber a Idade Inicial da Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Manguito rotador após cirurgia: quanto tempo de dor no pós-operatório?
19 set., 2024
Quer saber por quanto o paciente sente dor no Manguito Rotador Após Cirurgia? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Escápula: o alicerce do ombro
29 ago., 2024
Quer entender a importância da Escápula na proteção do ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Células-tronco no ombro: conheça a medicina regenerativa
10 out., 2024
Quer entender como é feito o tratamento com Células-Tronco no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tendinite e bursite no ombro: entenda a relação entre essas condições
03 out., 2024
Quer entender a relação entre Tendinite e Bursite no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Qual a idade inicial da artrose do ombro?
26 set., 2024
Quer saber a Idade Inicial da Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Manguito rotador após cirurgia: quanto tempo de dor no pós-operatório?
19 set., 2024
Quer saber por quanto o paciente sente dor no Manguito Rotador Após Cirurgia? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: