Inicialmente, precisamos entender que a articulação do ombro é formada pela junção dos ossos a partir de uma cápsula articular que contém o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e deslizamento dos ossos.
A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa e inflamatória que causa alterações nesta cartilagem e no líquido sinovial. Como consequência, a articulação pode sofrer deformidades, rigidez, dor e déficit funcional.
No geral, praticamente todas as cartilagens do nosso corpo estão sujeitas a estas alterações que causam dor e limitação dos movimentos.
A principal causa da artrose é a degeneração que ocorre na cartilagem devido a traumas (microtraumas ou grandes traumas), instabilidade (luxação e subluxação) ou simplesmente devido ao tempo de uso das estruturas (idade avançada associada à genética).
Normalmente, acontece em pessoas com idade superior aos 50 anos que demandaram muito da articulação do ombro ao longo da vida.
No entanto, a artrose pode vir a acometer pacientes mais jovens principalmente quando relacionada a alterações anatômicas ou mecânicas que predispõem o ombro a maior desgaste.
Nessas situações, possivelmente o paciente sofreu um dano irreversível na articulação que pode ter ocorrido devido a um trauma ou pelo uso excessivo e/ou repetitivo.
Então, a cápsula articular acaba ficando muito inflamada e produzindo menos líquido sinovial. Além disso, a cartilagem articular originalmente lisa, passa a ter rugosidades e falhas na cobertura do osso.
Como principais sintomas da artrose no ombro podemos citar a dor e diminuição da amplitude do movimento. Isso porque, as estruturas da articulação não deslizam mais da maneira que deveriam.
Além disso, muitos pacientes sentem dor quando se deitam sobre o ombro afetado e/ou quando tentam levantar peso. Pode ocorrer também uma deformidade visível do ombro, sendo possível ver um aumento de volume da articulação.
Para chegar em um diagnóstico correto é necessário fazer uma combinação de achados clínicos (testes específicos de exame físico) com achados radiológicos (exames de imagem).
Isso porque, somente a execução de exames de imagem pode não trazer resultados suficientes para fecharmos o diagnóstico da artrose no ombro.
Para o tratamento desta patologia devemos, inicialmente, buscar diminuir a sobrecarga sobre a articulação e corrigir alterações anatômicas que possam estar causando o problema.
Então, será preciso avaliar junto com o paciente quais atividades podem estar sendo feitas repetidamente ou com uma carga muito elevada para poder evitá-las ou fazer de uma maneira mais harmoniosa – correção biomecânica.
Além disso, o tratamento conservador da artrose no ombro pode envolver o uso de medicamentos via oral e da infiltração de medicamentos no local.
A infiltração consiste na injeção de medicamentos que tiram a inflamação e seu efeito dura desde algumas semanas até vários meses.
Principalmente as aplicações intra articulares de ácido hialurônico têm a função de restaurar a lubrificação da articulação e melhorar o deslizamento e diminuir a inflamação da articulação.
Existem diversos tipos de cirurgia para correção da artrose do ombro e a indicação depende dos problemas associados assim como do grau da artrose da articulação.
Temos um artigo completo que fala mais sobre a cirurgia da artrose e a recuperação do paciente e você poderá ler sobre o assunto clicando aqui.
No geral, é essencial consultar um ortopedista especialista em ombro quando sentir dor nesta região para que possamos fazer o devido diagnóstico e tratamento.
Na nossa clínica, temos um time de profissionais altamente capacitados te esperando para auxiliar na recuperação de sua qualidade de vida e bem-estar.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.