As dores na região do ombro podem ter várias causas e doenças relacionadas. Em alguns casos, elas podem representar uma emergência e, em outros, alguma situação que podemos tratar com mais calma.
Por isso, é importante saber diferenciar estes quadros.
Em linhas gerais, as dores no ombro devido a alguma doença ou lesão na articulação podem acometer tanto o ombro esquerdo como o direito.
Apesar da dor no ombro esquerdo poder indicar alguma doença ou lesão na própria articulação, ela pode também ser uma dor potencial para a síndrome coronariana aguda. Já a dor no ombro direito é menos frequente que seja devida a problemas do coração, no entanto é completamente possível que dores no ombro direito sejam devidas ao coração, portanto atenção às informações abaixo!
A síndrome coronariana aguda resulta da obstrução de uma artéria coronária e, como consequência, pode levar a uma angina ou ao infarto agudo do miocárdio (coração).
Assim, principalmente quando estamos falando de uma emergência no pronto-socorro, é muito importante estar atento quando o paciente relata dor no ombro tanto esquerdo quanto direito com as seguintes características:
Então, nesses casos, será um cardiologista (com urgência) que irá tratar o paciente, e não o ortopedista.
Já a dor no ombro direito apesar de menos frequentemente estar relacionado ao coração, caso tenha as características acima deve ter avaliação urgente de um serviço de emergência e se possível de um cardiologista.
As dores nos ombros que não são relacionadas a problemas cardiológicos tem características sem relação com esforços cardiovasculares. Isso quer dizer que subir uma escada ou uma ladeira, por exemplo, não vai mudar em nada uma dor de origem NÃO cardiológica.
Quando as dores são constantes em um dos ombros e mais intensas no final do dia, podemos pensar em dores relacionadas à sobrecarga. Para pessoas que atuam em computador e mexem bastante com mouse, existe uma tendência a desenvolver dores relacionadas à sobrecarga mais ao redor da articulação do ombro direito (próximo à escápula geralmente) e não na articulação.
Já as dores que mudam de acordo com a posição do ombro, como quando levantamos o braço ou tentamos pegar algo no banco de trás, costumam estar relacionadas a problemas da articulação do ombro propriamente. Nestes casos, devemos investigar o manguito rotador, labrum da glenóide, SLAP, bursite e tendinite do ombro.
Algumas vezes a dor é acompanhada de sensação de queimação ou formigamento e ultrapassa o cotovelo, chegando até o antebraço, punho e mão. Nestes casos, devemos avaliar os problemas de origem cervical principalmente (hérnia de disco, por exemplo).
Dores mais constantes e associadas a outras localizações como lombar, quadris, etc, podem significar outras síndromes dolorosas como fibromialgia e problemas reumatológicos.
Existem ainda diversas outras causas de dor no ombro e você poderá saber mais sobre o assunto
clicando aqui.
Assim, fica clara a importância de estar atento à intensidade, localização da dor e sintomas associados para um diagnóstico mais preciso. Além disso, é válido lembrar que pode haver diferença entre a dor no ombro esquerdo ou no direito e que procurar um médico com urgência pode fazer toda diferença para sua vida.
Então, não negligencie este sintoma do seu corpo, que pode estar te dando um recado muito valioso!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.