A bursite do ombro é uma condição caracterizada pela inflamação das bursas, que são pequenas bolsas cheias de líquido situadas nas articulações do corpo, incluindo o ombro.
Essas bursas têm a função de amortecer e reduzir o atrito entre os tecidos moles, como tendões e músculos, com os ossos.
Entretanto, quando essas bolsas se inflamam, a condição resultante é não apenas desconfortável, mas frequentemente dolorosa.
Mas por que essa inflamação causa dor?
A resposta está na sensibilidade e complexidade da estrutura do ombro, que é uma das articulações mais móveis e usadas do corpo humano.
Acompanhe neste artigo!
A bursite é uma condição inflamatória das bursas, que são pequenas bolsas preenchidas com líquido, localizadas em várias articulações do corpo, como o ombro, cotovelo, quadril, joelho e glúteo.
As bursas funcionam como almofadas que reduzem o atrito entre os tecidos moles e os ossos durante os movimentos, protegendo os tendões e facilitando o deslizamento dos músculos sobre os ossos.
A inflamação das bursas, conhecida como bursite, pode ser causada por diversos fatores.
Movimentos repetitivos ou atividades que sobrecarregam a articulação são as causas mais comuns, mas outras possibilidades incluem dormir continuamente sobre o mesmo ombro, traumas diretos na área, ou alterações na anatomia que aumentam o estresse sobre a bursa e doenças do manguito rotador.
A bursite costuma ocorrer em conjunto com outras condições e a principal delas é a inflamação ou a rotura dos tendões do manguito rotador.
No nosso site, temos um artigo completo sobre a diferença entre bursite e tendinite no ombro, acesse e saiba mais!
Os sintomas da bursite incluem:
Estes sintomas podem causar dificuldade em realizar atividades diárias, como se vestir ou pentear o cabelo.
Além disso, a dor pode se agravar à noite ou ao deitar sobre o ombro, afetando o sono do indivíduo.
Por vezes, achados de ressonância magnética podem sugerir inflamação, mesmo quando o paciente não sente dor.
Esse fenômeno é conhecido como dissociação clínico-radiológica, indicando que, apesar das imagens mostrarem alguma alteração, a pessoa pode não estar experimentando sintomas.
Entretanto, quando um paciente realmente sente dor devido à bursite, isso normalmente está associado a uma inflamação real, que frequentemente está relacionada a problemas nas bursas e nos tendões subjacentes.
Portanto, é fundamental realizar um diagnóstico preciso, de modo a identificar todas as causas da dor.
Assim, será possível decidir pelo tratamento adequado, garantindo que a intervenção selecionada aborde as causas fundamentais do problema desenvolvido.
Quando o paciente chega ao nosso consultório com sintomas que indicam bursite no ombro, nós discutimos seus sintomas e histórico médico antes de iniciar um exame físico detalhado do ombro e da região circundante.
Durante esse exame, damos atenção especial ao desconforto que os pacientes sentem ao realizar movimentos específicos.
Também podemos solicitar exames de imagem para avaliar as estruturas subjacentes em busca de inflamações, além de descartar outras possíveis causas de dor, como roturas do manguito rotador, artrose acromioclavicular e síndrome do impacto subacromial.
Ressaltamos que é fundamental diagnosticar quaisquer lesões associadas e entender o que desencadeou o problema para corrigir todos os aspectos relacionados à bursite.
Em relação ao tratamento, nosso objetivo principal é desinflamar as estruturas, controlar a dor e recuperar a função do ombro.
Para isso, indicamos diferentes técnicas, dependendo de cada caso:
Reforçamos que somente o ortopedista especialista em ombro pode avaliar cuidadosamente o quadro do paciente para indicar a melhor solução para o problema.
Portanto, se você sentir incômodos na região do ombro, não hesite em procurar por ajuda, e agende uma consulta com o especialista o quanto antes!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.