Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Zona crítica do tendão supraespinhal: saiba mais

31 de março de 2022
Falar Via WhatsApp

Você sabe o que é a zona crítica do tendão supraespinhal? Esta é a região do ombro onde a lesão do manguito rotador costuma se iniciar.


O músculo supraespinhal e seu respectivo tendão ficam localizados na parte superior do ombro e fazem parte de um grupo de 4 outros músculos, que formam o manguito rotador.


O tendão supraespinhal fica localizado em uma parte mais interna, abaixo do trapézio e do deltóide e ligado à cabeça do úmero.


De todos os tendões do manguito rotador, o supraespinhal é o mais sensível, pois é o mais fino, menos vascularizado pode entrar em conflito mecânico com estruturas rígidas da articulção e mais delicado que os demais.


Zona crítica do tendão supraespinhal


Além de ser o tendão mais sensível, o supraespinhal possui uma região que chamamos de zona crítica, onde sua resistência é menor por ter menos colágeno e menos vascularização.


Além disso, sua localização oferece maiores chances de conflito anatômico com a região do acrômio e ligamentos coracoacromiais (síndrome do impacto subacromial).


Inclusive, cada indivíduo possui uma anatomia diferente e alguns têm os ossos da região mais pontudos ou lateralizados, o que leva a maiores chances de impacto e lesão neste tendão.


Dessa forma, esta é a região na qual as lesões do manguito rotador costumam se iniciar.


O músculo supraespinhal e seu respectivo tendão são responsáveis por movimentos muito importantes, principalmente o de levantar o braço. Ou seja, eles que nos permitem pegar algo no armário, lavar a cabeça ou pendurar roupas.


Então, uma lesão neste tendão proporciona muitos desconfortos, tanto pela dificuldade para realizar alguns movimentos quanto pela dor.


Dessa maneira, o tratamento torna-se essencial para devolver a qualidade de vida ao paciente.


Quais lesões este tendão pode sofrer?


O tendão supraespinhal está sujeito a muitos tipos de lesões, por exemplo:


Lesão parcial


Ocorrem quando somente uma parte das fibras do tendão são afetadas e ele não se rompe completamente (não existe um furo).


Essas lesões podem variar em relação a sua extensão, sendo mais ou menos graves.


Lesão completa


Ocorre quando as fibras do tendão se separam por completo. Nestes casos, a lesão pode ser bastante debilitante e, se negligenciada, pode progredir para atrofia muscular e perda de mobilidade do ombro.


Tendinite


A tendinite é uma inflamação no tendão e não uma alteração estrutural. Costuma estar acompanhada de inflamação da bursa subacromial e ser chamada de Bursite.


Assim, a tendinite no tendão supraespinhal não é uma lesão e sim uma inflamação e, recebendo o devido tratamento, não chega a provocar uma lesão na maioria dos casos.


Tratamento para lesão do tendão supraespinhal


O tratamento do tendão supraespinhal deve ser individualizado com base no tipo e extensão da lesão, bem como no quadro de saúde do paciente.


O objetivo principal do tratamento será cicatrizar o tendão, controlar a dor do paciente e recuperar a função do ombro. Além disso, precisaremos entender se existem anormalidades mecânicas associadas para então, corrigi-las.


Para a maior parte das lesões, podemos aplicar técnicas que promovem a regeneração do tendão, cicatrizam a lesão e melhoram tanto a dor quanto a falta de força. A aplicação de ácido hialurônico com técnica adequada é um exemplo.


Separamos ainda o tratamento em conservador ou cirúrgico, a depender de cada caso, e você poderá ler mais sobre o tratamento do tendão supraespinhal
clicando aqui.


Ressaltamos que deixar uma lesão no manguito rotador sem cuidados pode fazer com que ela aumente, causando atrofia do músculo e do tendão e diminuindo a elasticidade com o passar do tempo.


Ou seja, a ausência de tratamento pode fazer com que a lesão se torne irreparável.


Por isso, é essencial procurar um ortopedista especialista ao sentir dor ou desconforto na região. Somente assim poderemos avaliar o quadro com detalhes e adotar o tratamento mais indicado para cada paciente!


Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Fisioterapia após cirurgia de ombro: será que é necessário fazer muitas sessões?
21 de novembro de 2024
Quer saber como fica a Fisioterapia Após Cirurgia do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: