Esta não costuma ser uma condição grave, mas é essencial ir ao ortopedista para ele avaliar seu caso!
Antes de falar sobre esta alteração, precisamos explicar o que é o manguito rotador.
Essa é a estrutura responsável pelos movimentos e estabilização do ombro. Possui 4 músculos e seus respectivos tendões que circulam a articulação: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
É o manguito rotador que permite que façamos a rotação do braço em torno de seu eixo, além de levantá-lo acima da cabeça ou colocá-lo atrás do corpo nas costas.
Especificamente os tendões, são estruturas compostas por tecido conjuntivo e ligam o músculo aos ossos para auxiliar no movimento.
Tendinite do manguito rotador significa que existe uma inflamação em tendões que circundam a articulação do ombro e são responsáveis por movimentos e pela estabilidade da articulação. Esta inflamação pode ser transitória ou permanente (ficar presente por semanas ou meses).
Os tendões do ombro são muito demandados, pois auxiliam os movimentos e ajudam a estabilizar a articulação. Dessa maneira, existem alguns fatores que podem gerar uma inflamação nestas estruturas, dando origem à tendinite.
Por exemplo, os tendões podem sofrer uma sobrecarga devido às atividades do dia a dia ou ao esporte, além de traumas ou conflitos anatômicos com outras estruturas do ombro.
Normalmente, o tendão supraespinhal é aquele mais atingido por ser o responsável por levantar o braço e por ter uma estrutura mais frágil que os demais tendões, seguido do subescapular e do infraespinhal.
Importante ressaltar que, devido à sensibilidade dos exames de ressonância magnética, é comum encontrarmos tendinite no ombro neste exame, mas boa parte das inflamações observadas não tem um significado patológico, ou seja, não são doenças.
Só podemos estabelecer um diagnóstico após avaliação com exame físico, história clínica e exame de imagem associados.
Além disso, precisamos entender que a tendinite é uma alteração transitória e reversível. É uma inflamação, ou seja, não chega a ser uma lesão com alteração da estrutura (rasgo/ rotura). Isso porque, não envolve alterações significativas na estrutura do tendão, como uma lesão parcial, por exemplo.
Ou seja, apesar de poder causar desconfortos, como dor e fraqueza do ombro, a tendinite não é uma condição grave.
Dessa forma, caso o paciente receba o devido tratamento, irá solucionar o problema sem chegar a provocar uma lesão, na maioria dos casos.
O ponto central do tratamento da tendinite é entender porque ela está ocorrendo e tratar sua causa.
Por exemplo, nos casos de síndrome do impacto em que existe um conflito mecânico do tendão supraespinhal com estruturas rígidas do ombro, precisamos começar o tratamento evitando ou corrigindo este choque mecânico que pode ser com mudança no tipo de exercício/movimento ou até correção cirúrgica em outros casos.
Então, após retirarmos a causa inicial que trouxe a tendinite, o tratamento terá como objetivo principal desinflamar a estrutura, fortalecer e alongar os tendões do ombro acometidos, assim, reduzir a dor e recuperar a função da articulação.
Assim, podemos indicar diversas terapias para tratar a dor e auxiliar na reabilitação:
Além disso, o fortalecimento e o alongamento dos músculos da região são bastante importantes para evitar novas inflamações.
Em alguns casos em que uma dor leve no ombro aconteça, o paciente poderá usar um anti-inflamatório e fazer compressas de gelo para aliviar a inflamação.
No entanto, caso a dor persista, será fundamental procurar um ortopedista especialista para avaliar o quadro.
Isso porque, apesar da tendinite não ser grave, caso ela não receba o devido tratamento, poderá evoluir para uma lesão no tendão, o que se torna uma situação que demanda mais atenção.
Então, se você recebeu seu laudo e viu que está com lesão no manguito rotador, se tranquilize!
Vá ao retorno de sua consulta e dedique-se ao tratamento para se recuperar o quanto antes.
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.