Evitar essa luz é importante, pois ela confunde nosso sistema de sono e vigília e, quando em excesso no período noturno, afeta a qualidade do sono.
E você pode se perguntar: mas o que isso tem a ver com a ortopedia e nossa saúde em geral? Explicamos o assunto neste texto!
Ter um sono de qualidade é fundamental para nossa saúde! Isso porque, quando dormimos, nosso corpo descansa, relaxa e se recupera dos esforços do dia. Mas principalmente porque diversas patologias dolorosas estão intimamente relacionadas ao sono inadequado.
Muitos são os benefícios do sono de qualidade para nossa saúde, por exemplo:⠀
Além disso, para pacientes com alguma condição que causa dor crônica, dormir bem é ainda mais importante, pois um sono de má qualidade pode aumentar o descontrole do organismo sobre a dor.
Então, é fundamental que todas as pessoas e, especialmente aquelas que sentem alguma dor crônica, adotem medidas para garantir uma boa noite de sono!
Diversas são as condições ortopédicas que podem causar dor crônica, caso não recebam o devido tratamento:
Outras causas desta dor são danos neurais, câncer e realização de cirurgias.
Quando dormimos, uma série de hormônios e neurotransmissores que auxiliam na modulação da dor são sintetizados pelo corpo.
Então, quando existe uma deficiência de sono cronicamente, ocorre uma grande predisposição para desenvolvimento ou piora de dor crônica (de qualquer tipo).
Assim, podemos dizer que o sono e a dor possuem uma relação muito forte e afetam um ao outro.
Temos um artigo no blog que traz medidas importantes para tratar a dor crônica.
A luz azul (espectro da luz chamada Luz azul e não a cor propriamente) atua diretamente na qualidade do sono, pois inibe a produção da melatonina.
Este hormônio é liberado em maiores quantidades de noite e atua no nosso cérebro promovendo o sono. Então, uma maior exposição à luz azul no período noturno leva a uma menor produção da melatonina e consequente redução da qualidade do sono. É como se nosso corpo entendesse que é meio dia e o sol está brilhando - “essa não seria boa hora para dormir profundamente”.
Acontece que esta luz é emitida pelos aparelhos eletrônicos, como a TV, celulares, computadores, tablets e até mesmo pela luz de led que usamos na iluminação da nossa casa.
Neste caso, o uso dos óculos no período noturno que filtram a luz azul pode ajudar, e muito, no controle do sono.
Claro que, idealmente, devemos desconectar destes aparelhos pelo menos duas horas antes de dormir e ficar em um ambiente tranquilo e com luz baixa. Mas, como isso nem sempre é possível, o uso dos óculos pode ser muito útil.
Existem ainda outras medidas que podem auxiliar no que chamamos de higiene do sono, por exemplo:
Caso, ainda assim, você apresente problemas para dormir, busque ajuda de profissionais especializados.
Acredite, ter um sono de qualidade vai fazer toda a diferença na sua vida, principalmente se você sofre de algum tipo de dor!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.