Para compreendermos bem esta inflamação, é necessário entender sobre a anatomia deste músculo e seu tendão.
O bíceps é um músculo que tem sua origem em dois locais do ombro e possui dois tendões separados que se unem no braço, formando um único tendão que se insere no cotovelo.
Então, na altura do ombro temos o que chamamos de cabeça longa do bíceps e cabeça curta do bíceps e, devido sua localização intrarticular, a cabeça longa do bíceps tem maiores chances de sofrer lesões.
Neste ponto, vale lembrar que o tendão é uma formação resistente composta por tecido conjuntivo que liga o músculo aos ossos para auxiliar no movimento.
Então, por uma série de fatores, eles podem inflamar, dando origem à tendinite.
Mais especificamente a tendinite na cabeça longa do bíceps costuma ocorrer por dois principais fatores:
Sobrecarga no esporte
Neste caso, a tendinite ocorre, principalmente, em movimentos repetitivos ou com carga elevada de flexão do cotovelo em rotação externa do braço ou acima da cabeça.
Assim, costuma acometer pessoas que praticam atividades como natação, esportes com raquete, vôlei, CrossFit e esportes de arremesso.
Além disso, pode ocorrer também em trabalhadores que precisam levantar peso acima do ombro repetidamente.
Problemas no manguito rotador
Em pacientes que têm problemas no manguito rotador, geralmente mais idosos, as lesões no tendão subscapular ou supraespinhal podem instabilizar e sobrecarregar a porção longa do bíceps.
Desta forma, identificar a causa da tendinite no bíceps é fundamental para adotar um tratamento eficaz.
Diversos podem ser os sintomas da tendinite no bíceps, sendo a dor na parte da frente do ombro a mais comum. Normalmente, a dor piora com a atividade física e com tarefas que exijam levantar os braços.
Além disso, esta condição pode causar dificuldade no movimento, sensação de fraqueza muscular ou instabilidade no ombro.
A boa notícia é que a tendinite não é uma condição grave, pois não resulta de uma alteração da estrutura do tendão (rasgo/ rotura).
Assim, é uma inflamação transitória e reversível, caso receba o devido tratamento.
No entanto, se não for tratada devidamente, esta condição pode evoluir para danos mais sérios no tendão, gerando sintomas debilitantes e até irreversíveis.
Quando a inflamação permanece por longos períodos, isso facilita a ocorrência de lesões estruturais com rotura da porção longa do bíceps inclusive que resulta no sinal de Popeye (encurtamento do bíceps).
Por isso, é fundamental procurar um ortopedista especialista ao sentir dores ou outros desconfortos no ombro.
Na nossa clínica contamos com profissionais especialistas no diagnóstico e tratamento de problemas no ombro e estamos prontos para te receber!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.