A caminhada é um excelente exercício físico que oferece um estímulo leve a moderado ao corpo e proporciona diversos benefícios, como algum emagrecimento e para grupos selecionados, melhora da capacidade cardiorespiratória.
No entanto, apesar de estimular os músculos dos membros inferiores, não é um bom exercício se praticado de maneira isolada para condicionamento físico e não é indicada para o ganho ou manutenção de massa muscular e falaremos mais sobre o assunto neste texto.
Toda atividade física traz benefícios ao organismo, quando praticadas adequadamente.
A caminhada é um exercício bastante versátil, visto que pode ser feita em qualquer local e horário, basta ter um tênis adequado para tal.
Podemos citar uma série de benefícios desta atividade:
Além disso, por ser um exercício de leve a moderada intensidade, não traz impactos significativos para as articulações.
No entanto, pessoas com obesidade e sobrepeso devem estar atentas para não sobrecarregarem os joelhos e quadris. O ideal é que iniciem os exercícios com menor intensidade e impacto (como musculação e Pilates) e aumentem conforme se adaptam.
Apesar da caminhada ser uma excelente atividade física, isoladamente ela não consegue provocar um ganho de massa muscular, nem mesmo nos membros inferiores.
Os músculos são formados por fibras que, ao receberem estímulos, reagem para se adaptar ao estresse e, assim, crescem.
No geral, para que este processo ocorra os músculos precisam sofrer micro lesões e inflamação. Então, depois do repouso e recuperação, passam pelo processo de adaptação que leva ao aumento de seu volume.
A caminhada não é um exercício que oferece estímulo suficiente para desencadear este processo no corpo, sendo a musculação e outras modalidades de exercícios resistidos (com ou sem peso) a atividade mais indicada neste caso.
Ressaltamos que ter músculos saudáveis é fundamental para uma vida com mais saúde e qualidade. São estas estruturas que protegem nossos ossos e articulações, favorecem os movimentos e auxiliam na prevenção da ocorrência de lesões.
Assim, para quem está pensando em longevidade e funcionalidade a longo prazo, é fundamental praticar uma atividade que promova o ganho ou manutenção de massa muscular. Isso significa que fazer caminhadas vai habilitar a pessoa (a longo prazo) para seguir caminhando apenas.
Para manter funcionalidade completa como subir e descer escadas, sentar e levantar sem dificuldades, estabilização da coluna e da pelve, resistência e ausência de dor nos ombros, entre outros, devemos fazer exercícios resistidos como funcional, Pilates e musculação principalmente.
Isso não quer dizer que devemos deixar de lado os exercícios que proporcionam melhora cardiovascular.
Pelo contrário, o ideal é contar com um programa de treinamento individualizado que contemple todas as atividades necessárias para garantir a saúde global.
Dessa forma, caso você esteja em busca de saúde e qualidade de vida, procure profissionais especializados para te ajudar a montar um plano de treinamento completo e personalizado!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.