A dor referida pode deixar o paciente confuso sobre a sua real condição, o que pode dificultar o diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
Assim, é essencial buscar a ajuda de um especialista para que haja uma investigação correta acerca do que realmente está causando o incômodo.
Nós temos tipos diferentes de dor, que podem variar conforme o tempo que se manifesta, a intensidade e a localização do que está causando o incômodo.
Por exemplo, nos casos de dor mais superficial como a pele ou mesmo músculos superficiais, a dor está diretamente ligada a uma lesão ou inflamação em determinada parte do corpo, sentimos a dor exatamente onde o problema está.
No entanto, quando falamos em uma dor visceral, isso é, uma dor profunda, a localização não é necessariamente precisa.
Então, algumas vezes, o cérebro manda um sinal de dor para uma região diferente da lesão devido à forma como os nossos nervos estão conectados.
Isso ocorre, por exemplo, no caso de infarto do coração, quando a lesão está na região profunda do tórax (coração), mas a dor pode ocorrer no braço esquerdo.
Assim, a lesão está em uma região, porém, sente-se a dor em outra, que tem alguma ligação com ela, sendo estes casos de dor referida. Isso ocorre também com o ombro e vamos explicar adiante.
Além disso, no local que se percebe a dor, podemos não encontrar nenhum sinal aparente de lesão ou de inflamação, o que pode dificultar a elaboração de um diagnóstico preciso.
Em um primeiro momento, pode ser difícil entender que um determinado incômodo está relacionado a um problema numa região distinta daquela que está doendo.
Porém, é preciso considerar que temos uma inervação na parte mais profunda do corpo que não responde da mesma forma que aquela mais superficial.
Por exemplo, um problema na articulação acromioclavicular, que liga a clavícula e o acrômio, costuma causar uma dor bem localizada e superficial. Ou seja, a dor ocorre no mesmo local da lesão.
No entanto, uma lesão no manguito rotador, já não se comporta da mesma forma.
Então, algumas pessoas estão com dor no meio ou lateral do braço, mas o que está causando essa percepção é uma condição numa estrutura na parte superior, por exemplo, no tendão supraespinhal (que faz parte dos grupos de tendões do manguito rotador).
Assim, é o tendão supraespinhal - localizado no ombro - que está lesionado, mas muitas vezes provoca dor numa região mais baixa do braço (região do deltóide).
Podemos citar também o exemplo do tendão subescapular, outra estrutura do manguito rotador.
Quando há um problema com esse tendão, a dor costuma ocorrer na região anterior do ombro e do braço.
Como vimos, a dor referida é aquela sensação que não está associada com o local exato da condição que está gerando o dano tecidual.
Assim, para chegarmos a um diagnóstico preciso, é muito importante fazer uma avaliação minuciosa e também é essencial que o especialista tenha atenção e experiência suficientes para encontrar a causa real da dor.
Então, devemos fazer um exame físico cuidadoso e avaliar o histórico clínico do paciente.
Além disso, podemos identificar a causa da dor referida utilizando exames de imagem, tais como radiografias, tomografias computadorizadas e ressonância magnética.
Outros exames mais específicos, como a eletroneuromiografia ou estudos de condução nervosa, também podem ser úteis para avaliar a função neural nestes casos.
Dessa forma, poderemos chegar em um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais indicado no local correto, eliminando os sintomas, onde quer que eles se manifestem.
Por isso, caso você esteja experimentando algum tipo de desconforto de forma insistente no ombro, cotovelo ou outras regiões próximas, não deixe de marcar uma consulta com o ortopedista especialista.
Na nossa clínica contamos com um time especializado no tratamento da dor!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.