Composto por quatro músculos principais (subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor), cada um desempenha uma função específica na estabilidade e mobilidade da região.
Assim, compreender a função das diversas partes desse complexo conjunto é essencial para entender seu papel nas atividades do dia a dia e evitar possíveis lesões.
O manguito rotador é um grupo de quatro músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro e são responsáveis por movimentos amplos, como as rotações dos braços.
Esses quatro músculos são: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Cada um possui funções específicas e, em caso de lesões, trarão diferentes sintomas ao paciente, conforme explicamos a seguir.
Subescapular
Este músculo e seu respectivo tendão estão localizados na parte posterior do tórax, sob a escápula, e estão ligados à parte anterior do ombro.
São importantes na rotação interna do ombro, ou seja, são ativados quando trazemos objetos que estão no banco traseiro do carro ou puxamos uma porta de correr, por exemplo.
Supraespinhal
Localizado na parte superior do ombro, fica em uma região mais interna, abaixo do trapézio e do deltóide e ligado à cabeça do úmero. É aquele músculo com menor volume em comparação a sua função.
Além disso, seu tendão é mais fino e menos vascularizado em relação aos demais e pode entrar em conflito mecânico com estruturas rígidas da articulação sendo, assim, o mais frágil e suscetível a lesões.
Estas estruturas ativam quando levantamos o braço, tendo um papel fundamental em movimentos amplos e acima da cabeça.
Ou seja, problemas nessa região costumam resultar em sintomas mais evidentes durante movimentos de elevação do braço.
Saiba mais sobre a lesão do tendão supraespinhal no nosso Blog!
Infraespinhal e o redondo menor
Esses músculos e tendões ficam localizados na parte posterior do ombro, abaixo da espinha da escápula.
São conhecidos como rotadores externos ou rotadores laterais, importantes para realizarmos movimentos rotativos e externos do ombro.
Por exemplo, ao mover uma porta de carro para abri-la, esses músculos estão envolvidos.
Assim, caso sejam lesionados, diversas funções do ombro podem ser comprometidas.
Vale lembrar que o infraespinhal e o redondo menor são tendões menos suscetíveis a lesões do que o supraespinhal.
Entretanto, o infraespinhal trabalha em conjunto com o supraespinhal em movimentos mais amplos de elevação do braço e na estabilização articular.
As lesões do manguito rotador ocorrem quando o paciente passou por um impacto, queda ou esforço excessivo que resultou em danos em uma das partes que o compõem.
Assim, podemos separar as lesões no manguito rotador entre as seguintes categorias:
O tratamento dependerá de cada caso, sendo fundamental não negligenciar o problema.
Isso porque, quando há alteração na estrutura do tendão, nosso organismo inicia um processo de cicatrização que, caso não ocorra da forma correta, pode levar ao endurecimento e até mesmo atrofia do tendão afetado.
Inclusive, em alguns casos, o problema pode tornar-se irreversível.
Então, ao sofrer um trauma no ombro ou sentir dores e incômodos nesta articulação, é muito importante buscar o especialista para avaliar o local e a extensão da lesão, de modo a determinar o melhor tratamento.
Garantir a prevenção de lesões no manguito rotador é sempre a melhor abordagem a ser adotada.
Para alcançar esse objetivo, o fortalecimento das estruturas é fundamental.
Assim, será importante executar um treino do manguito rotador bem orientado visando proporcionar uma maior estabilidade ao ombro e, consequentemente, reduzir a sobrecarga nos tendões.
O objetivo é desenvolver a força e resistência muscular suficientes para proteger a articulação do ombro durante atividades cotidianas e esportivas.
Ademais, após o fortalecimento, deve-se manter o descanso adequado para permitir a recuperação muscular.
Assim, programar dias de descanso entre os treinos de manguito rotador é fundamental para prevenir o desgaste excessivo do manguito rotador.
Além disso, caso ocorra uma lesão, é essencial buscar prontamente o ortopedista especialista em ombro.
Reforçamos que quanto mais cedo você iniciar um tratamento adequado, melhores serão os resultados alcançados.
Por isso, se surgirem sintomas de dor persistente, fraqueza ou limitação de movimento no ombro, marque uma consulta com o especialista o quanto antes!
Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.
Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.
Luis Fernando, via Google
Eu agradeço a Deus por ter feito a cirurgia com o Dr Guilherme, eu passei com 3 médicos e nenhum outro me passou a confiança e qual era realmente o problema que tinha no meu ombro direito.
R. Mendonça, via Google
Sou esportista e há 8 meses estou com uma lesão no ombro e cotovelo esquerdo em decorrência do trabalho, busquei cuidados com outro profissional, mas não houve êxito no tratamento.
Célio Pires, via Google
O doutor Guilherme é muito atencioso e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao diagnóstico e o tratamento da minha lesão. Revisou o meu treino da academia e ajudou a adaptar os movimentos. Sem apressar a consulta.
Dr Guilherme Noffs - CRMSP 144245 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.