Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Epicondilite lateral é o mesmo que tendinite no cotovelo?

13 de outubro de 2022
Falar Via WhatsApp

A epicondilite lateral não é exatamente a mesma condição que a tendinite no cotovelo e, inclusive, demanda tratamento diferenciado. Neste texto explicamos mais sobre a diferença entre elas!


A tendinite no cotovelo é a inflamação de um tendão na região, que pode ocorrer por fatores como uma sobrecarga devido às atividades do dia a dia ou ao esporte, além de traumas ou conflitos anatômicos com outras estruturas do ombro.


Apesar de causar desconfortos, como dor e fraqueza do ombro, a tendinite no cotovelo não é uma condição grave.


No entanto, caso o paciente postergue a ida ao médico e mantenha o fator causal que provoca a inflamação, o quadro se agravará e poderá dar origem à epicondilite lateral crônica.


Neste caso, além do processo inflamatório da tendinite, a evolução do quadro faz com que o tendão sofra uma resposta fibroblástica e vascular, conhecida como degeneração angiofibroblástica.


Então, além da inflamação do tendão, ele também sofre uma falha da cicatrização, levando à formação de um tecido defeituoso que atrapalha a regeneração das estruturas doentes.


Assim, o paciente terá uma fibrose disfuncional ao invés de um tendão saudável junto ao epicôndilo lateral na inserção dos tendões extensores do punho e dos dedos.


O indivíduo com epicondilite lateral sentirá dor na região lateral do cotovelo que costuma piorar com movimentos de extensão do punho e dos dedos e ao agarrar objetos. Poderá sentir também perda de força, rigidez e dificuldade para esticar o cotovelo completamente.


Dessa forma, é fundamental procurar um especialista em ombro e cotovelo assim que sentir que as dores na região estão persistindo por mais que 2 ou 3 dias, pois o quadro possivelmente será mais simples e o tratamento demandará menos tempo e esforços.


Tratamento da tendinite no cotovelo


A tendinite no cotovelo é uma alteração transitória e reversível. Ou seja, é uma inflamação e não chega a provocar alteração da estrutura do tendão.


Inicialmente, precisaremos compreender o porquê dela ocorrer e tratar sua causa. 


Então, após retirarmos a causa inicial que trouxe a tendinite, o tratamento terá como objetivo principal desinflamar a estrutura e fortalecer e alongar os tendões e músculos da região.


Para tal, poderemos adotar uma série de medidas:


  • Compressas de gelo no momento da dor;
  • Repouso;
  • Evitar ou adaptar as atividades que geram a dor;
  • Fisioterapia;
  • Aplicação (injeção) de medicações.


Normalmente, essas medidas costumam trazer excelentes resultados e curar o quadro de tendinite do paciente.


Tratamento da epicondilite lateral




No caso da epicondilite lateral, precisaremos de um protocolo de reabilitação mais específico, que deverá ser individualizado para cada paciente.


Temos um artigo que aborda o tratamento da epicondilite lateral em suas diferentes fases e você poderá ler sobre o assunto no nosso Blog.  


Em linhas gerais, quando o quadro já evoluiu para fibrose no tendão, indicaremos a infiltração com bioestimuladores, principalmente o ácido hialurônico, que faremos no próprio consultório.  


A aplicação de ácido hialurônico no local estimula a produção de colágeno que forma os tendões, melhora a lubrificação da bainha do tendão (de onde vem a nutrição vascular dele), diminui inflamação e auxilia a regeneração de tecidos.


Então, após realizar o procedimento, devemos associar uma reabilitação bem estruturada para solucionarmos em definitivo a lesão do paciente.


Atenção!


É muito importante compreender bem qual o estágio da doença o paciente está para determinar o tratamento adequado.


Por exemplo, em casos de tendinites no cotovelo, poderemos fazer uma injeção com corticóide, que ajudará a desinflamar as estruturas.


Já quando estamos diante da epicondilite lateral, o corticóide até pode auxiliar a diminuir a dor, mas não promove a regeneração nos tendões.


Pelo contrário, pode prejudicar o metabolismo da formação do colágeno tão importante na estrutura do tendão. 

 

Por isso, é fundamental agendar uma consulta com um ortopedista especialista em cotovelo que tenha experiência nesses quadros.



Somente assim será possível fazer um diagnóstico preciso e definir o tratamento mais adequado para o seu caso em específico!


Epicondilite e memória da dor
18 de janeiro de 2024
Você quer entender a relação entre Memória da Dor e Epicondilite? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
A epicondilite não melhora? Conheça 3 motivos!
26 de outubro de 2023
Você quer entender por que a Epicondilite Não Melhora? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Cirurgia para Epicondilite Lateral São Paulo
12 de janeiro de 2023
Como será a Cirurgia para Epicondilite Lateral? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Cotovelo em São Paulo e explica o procedimento!
Infiltração no Cotovelo para Epicondilite Lateral
22 de dezembro de 2022
Como será a Infiltração no Cotovelo para Epicondilite Lateral? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista Especialista em Cotovelo e fala mais sobre o tratamento!
epicondilite-lateral-jeito-dormir-dr-guilherme-noffs-ortopedista-cotovelo-sao-paulo
9 de junho de 2022
Estou com Epicondilite Lateral, devo me preocupar com o Jeito de Dormir? Dr. Guilherme Noffs é ortopedista especialista em cotovelo e aborda o assunto!
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Fisioterapia após cirurgia de ombro: será que é necessário fazer muitas sessões?
21 de novembro de 2024
Quer saber como fica a Fisioterapia Após Cirurgia do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Artroscopia do ombro: existe risco de rejeição dos pinos?
14 de novembro de 2024
Quer saber se a Rejeição dos Pinos é possível na Artroscopia no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando não fazer cirurgia do manguito rotador?
7 de novembro de 2024
Quer saber Quando Não Fazer Cirurgia do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Ombro operado não fica como antes: mito ou verdade?
31 de outubro de 2024
Será que o Ombro Operado Não Fica Como Antes? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Quanto tempo de tipoia após cirurgia do ombro?
24 de outubro de 2024
Quanto Tempo de Tipoia Após Cirurgia De Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Quando tratar a artrose do ombro?
17 de outubro de 2024
Quer saber Quando Tratar a Artrose do Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Mais Artigos
Share by: