Um logotipo para um médico chamado dr. Guilherme Noffs

Tratamento sem cirurgia para artrose do ombro: conheça

mai. 09, 2024
Falar Via WhatsApp

É possível fazer o tratamento sem cirurgia para artrose do ombro?

A artrose no ombro é uma condição caracterizada pela degeneração da cartilagem e pela inflamação na articulação, o que resulta em vários sintomas incômodos, como dor, rigidez e limitação de movimentos.


Um questionamento comum quando o paciente recebe esse diagnóstico é se precisará fazer cirurgia.


Então, seja por preferências pessoais, seja por questões de saúde que oferecem risco cirúrgico, poderemos optar, inicialmente, por um tratamento conservador para aliviar as dores e evitar a progressão da doença.   


Além de eliminar fatores desencadeantes persistentes, as opções de tratamento conservador incluem o uso de medicamentos, a aplicação de anti-inflamatórios e corticoides e a infiltração de ácido hialurônico.


Para casos selecionados, ainda podemos lançar mão do bloqueio neural ou neuromodulação seletiva dos nervos que estão causando dor na articulação.


Entretanto, quando as opções conservadoras não produzem resultados satisfatórios, a cirurgia pode ser considerada.


Portanto, a decisão entre tratamento cirúrgico e não cirúrgico depende de vários fatores, incluindo a gravidade da artrose, a resposta do paciente aos tratamentos, a análise do especialista e as metas de cada pessoa em relação à funcionalidade e qualidade de vida.


O que é artrose do ombro e quais são os principais sintomas dessa condição?


A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma condição degenerativa e inflamatória que ocasiona modificações na cartilagem e no líquido sinovial desta articulação.


A principal origem da artrose é a degeneração da cartilagem devido a traumas, instabilidade ou simplesmente ao envelhecimento das estruturas associado à predisposição genética.


Geralmente, ocorre em indivíduos com mais de 50 anos que demandaram muito da articulação do ombro ao longo da vida e principalmente associada a algum graus de instabilidade articular.


Entretanto, a artrose do ombro pode afetar pessoas mais jovens, especialmente quando relacionada a alterações anatômicas ou mecânicas que predispõem o ombro a um maior desgaste.


Nessas situações, é possível que o paciente tenha sofrido um dano irreversível na articulação, seja por trauma ou pelo uso excessivo e/ou repetitivo.


Os principais sintomas da artrose no ombro incluem dor e redução da amplitude de movimento, uma vez que as estruturas articulares não deslizam adequadamente.


Muitos pacientes também experimentam dor ao deitar sobre o ombro afetado e/ou ao tentar levantar peso.


Por fim, uma deformidade do ombro, com aumento de volume na articulação, também pode ocorrer.



Então, se você quer saber como prevenir a artrose no ombro, acesse esse artigo em nosso site!



Tratamento sem cirurgia para artrose do ombro: quais são as possibilidades? 


Primeiramente, iniciamos com a execução de um diagnóstico completo para compreender o grau de evolução da artrose, bem como se ela possui alguma causa adjacente.


Isso porque, caso o paciente apresente algum fator desencadeante, precisamos removê-lo para solucionar o problema.

Este é o primeiro ponto e o mais importante do tratamento.


Existem algumas condições que podem favorecer a ocorrência do problema, a saber: alteração na biomecânica do ombro, fatores genéticos, anatomia alterada ou uma rotura do lábio da glenóide. 


Então, deveremos atuar sobre esses problemas, para impedir que a artrose siga progredindo antes de tentar qualquer outro tratamento.

A próxima etapa será controlar a dor e a inflamação e, para tal, temos algumas abordagens.


Uso de medicamentos


Atualmente, contamos com muitas possibilidades de medicamentos e suplementações, sendo as medicações escolhidas de acordo com o perfil do paciente.


Para a maioria dos casos de artrose no ombro, temos bons resultados no tratamento da dor com o uso de classes de medicações que são  especificamente utilizadas para o tratamento da dor crônica (não analgésicos que são projetados para uso episódico).


Infiltração


Já no caso de inflamação, utilizamos aplicações intra-articulares, como infiltrações. Podemos aplicar anti-inflamatórios e corticoides, sendo este último o mais utilizado na maioria das vezes.


Existem inúmeras opções de corticoides com diferentes durações e absorções, sendo vários detalhes que devem ser analisados caso a caso.


Além disso, podemos associar o ácido hialurônico, um lubrificante naturalmente encontrado em articulações saudáveis no nosso corpo.


Isso porque, em articulações com artrose, perdemos esse tipo de lubrificante em quantidade e qualidade, sendo a suplementação uma opção importante. 


Assim, injetamos o ácido hialurônico no ombro, guiados por ultrassonografia para termos precisão.


Bloqueio do nervo


Para artroses mais avançadas em que optamos por não fazer a cirurgia, escolhemos essa técnica para desligar ou diminuir o funcionamento de alguns nervos do ombro responsáveis pela dor.


Neste procedimento, administramos anestésicos em áreas específicas para diminuir os sinais de dor transmitidos pelos nervos da articulação, resultando em alívio da dor. 


Todos esses tratamentos melhoram a dor e alguns deles também são capazes de melhorar a amplitude de movimento.


No entanto, nos casos mais avançados, a mobilidade tende a não ter uma grande melhora, apesar da diminuição da dor para dormir e da retomada das atividades cotidianas.


Em tais casos, é válido considerar a realização da cirurgia para reconstruir a anatomia da articulação.


Quando indicamos a cirurgia para artrose do ombro?


Quando as opções de tratamento conservador não proporcionam resultados satisfatórios, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a artrose no ombro.


A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que pode nos auxiliar a eliminar fatores que desencadeiam a artrose. 


Durante a execução desse procedimento, realizamos pequenas incisões na articulação, por meio das quais introduzimos uma câmera para visualizar as lesões no ombro.


Assim, utilizando essas pequenas aberturas, conseguimos inserir instrumentos necessários para reparar uma variedade de problemas e reconstruir estruturas danificadas, como cartilagens, tendões e ligamentos.


Este procedimento é seguro, resulta em cicatrizes mínimas e apresenta um período de recuperação que pode variar de alguns dias a alguns meses, dependendo do caso individual.


Se você quer entender melhor sobre o tempo de recuperação da artroscopia no ombro, acesse esse artigo em nosso site.


Contudo, em alguns casos, a troca da articulação doente do ombro por uma prótese pode ser necessária. 


Nessa situação,  a cirurgia será maior, mas ainda assim é segura e apresenta excelentes resultados. 


Portanto, recomendamos você busque a orientação do ortopedista especializado em ombro ao sentir dor nesta região, para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.


Em nossa clínica, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados prontos para auxiliar na recuperação da qualidade de vida e bem-estar.



Em caso de dúvidas, não perca tempo, agende uma consulta!


Sintomas de artrose no ombro: com que idade costumam aparecer?
08 ago., 2024
Quer saber com que idade os Sintomas de Artrose no Ombro costumam aparecer? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Cisto paralabral no ombro: o que é e por que acontece?
02 mai., 2024
Quer saber como identificar e tratar o Cisto Paralabral? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Tratamentos para artrose no ombro: conheça os principais
04 abr., 2024
Você quer saber quais são os principais Tratamentos para Artrose no Ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica.
Artrose no ombro e ciclismo: entenda a relação
15 fev., 2024
Você quer entender a relação entre Artrose no Ombro e Ciclismo? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Artrose sem dor: preciso tratar?
24 ago., 2023
Será que Preciso Tratar a Artrose Sem Dor? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Show More

Conheça o Dr. Guilherme Noffs

Dr. Guilherme atende em consultório particular como ortopedista de Ombro e Cotovelo e Especialista em Terapias da Dor no Hospital Albert Einstein Perdizes e na Clínica SEBE, Vila Mariana.


Além disso, atua no atendimento de urgências no Hospital Albert Einstein e realiza cirurgias nos Hospitais Sírio-Libanês, São Luiz - Rede D'Or e São Camilo.

Agendar Consulta
Rotura espontânea do manguito rotador: é possível?
12 set., 2024
Quer saber as causas de uma Rotura Espontânea do Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Dor após cirurgia de manguito rotador: quanto tempo dura?
05 set., 2024
Quer saber quanto tempo dura a Dor Após Cirurgia de Manguito Rotador? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Escápula: o alicerce do ombro
29 ago., 2024
Quer entender a importância da Escápula na proteção do ombro? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Rotura do manguito rotador no idoso: por que o envelhecimento aumenta o risco de lesões?
22 ago., 2024
Quer saber as causas da Rotura do Manguito Rotador no Idoso? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Saúde articular do ombro: como preservar e manter o funcionamento do corpo?
15 ago., 2024
Quer saber como preservar a Saúde Articular do Ombro durante o treino? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica!
Sintomas de artrose no ombro: com que idade costumam aparecer?
08 ago., 2024
Quer saber com que idade os Sintomas de Artrose no Ombro costumam aparecer? Dr. Guilherme Noffs é Ortopedista de Ombro em São Paulo e explica
Mais Artigos
Share by: